Num mundo em estado de constantes mudanças, é essencial a fundamentação em uma ética planetária, e um dos documentos  essenciais na condução desse processo é  A CARTA DA TERRA. A Carta deve ler lida  por todos e seus princípios precisam ser vividos, para que a harmonia da vida na Terra seja cultivada.  Hoje trataremos sobre  INTEGRIDADE ECOLÓGICA e abordaremos o quinto postulado da Carta da Terra que diz:

  1. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
  2. Adotar planos e regulamentações de desenvolvimento sustentável em todos os níveis que façam com que a conservação ambiental e a reabilitação sejam parte integral de todas as iniciativas de desenvolvimento.
  3. Estabelecer e proteger as reservas com uma natureza viável e da biosfera, incluindo terras selvagens e áreas marinhas, para proteger os sistemas de sustento à vida da Terra, manter a biodiversidade e preservar nossa herança natural.
  4. Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçadas.
  5. Controlar e erradicar organismos não-nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos.
  6. Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas.
  7. Manejar a extração e o uso de recursos não-renováveis, como minerais e combustíveis fósseis de forma que diminuam a exaustão e não causem dano ambiental grave.

E agora, inspirados no quinto postulado da Carta da Terra, sugerimos algumas atitudes:

Ações em você

  • Reflita como você pode se tornar uma porta voz e guardião da natureza, diante da necessidade de equilibrar suas necessidades sociais e econômicas.
  • Comece a observar a natureza, seja na área rural e urbana, e desenvolva amor por ela e observe o que ela tem a lhe dizer para sua vida.

Ações em sua casa

  • Reúna sua família e reflitam como vocês podem restaurar a natureza em sua casa e criar um ambiente de convivência harmoniosa com ela para que seu lar seja uma casa viva.

Ações em seu quarteirão ou condomínio

  • Converse com a vizinhança sobre a elaboração de  um plano de restauração da natureza local, levando em conta o bioma da região, e como proteger as espécies existentes ainda no entorno.

Ações em seu bairro

  • Reúna as lideranças de seu bairro e organizem um evento de desenvolvimento sustentável com ênfase na preservação da natureza e uso equilibrado dos recursos renováveis.
  • Bairro sustentável protege a natureza existente e resgata seu ecossistema.

E você? Que ações você sugere?  Compartilhe conosco ações inspiradas nos princípios da Carta da Terra e sua divulgação.

Redação do Viva Sustentável