Neste domingo, 29 de novembro, quando muitas cidades no mundo realizam a marcha pelo clima, o Colégio Thaiane Pinheiro – CTP -com apoio do Ecobairro e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais fazem a Caminhada e Passeio Ciclístico pelo Clima em apoio a Conferência do Clima – COP 21, que acontecerá nesta semana em Paris, quando o mundo inteiro estará reunido para definir as políticas globais para o COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Essa caminhada fez parte do Planejamento Curricular do Colégio Thaiane Pinheiro, que completou 25 anos, configurando uma nova fase no CTP, incluindo ações de Combate às Mudanças Climáticas nas atividades escolares.

20151129_082400_HDR

20151129_082956

A Caminhada e o Passeio Ciclístico com aula aberta

Com a presença de ciclistas, estudantes, familiares, funcionários, educadores, membros do Ecobairro e o Secretário do Meio Ambiente Roberto Tourinho, Feira de Santana assume o compromisso com o combate às Mudanças Climáticas. Durante o evento, músicas criavam um clima de alegria para que as pessoas entendam que é preciso superar com resiliência os obstáculos para enfrentar esse maior desafio ambiental que estamos vivendo na casa comum, a Terra. Além disso, durante a caminhada na Avenida Fraga Maia, criou-se um clima de sensibilização e conscientização, através de um carro de som, que ecoava amplamente sobre o que são Mudanças Climáticas, suas causas, conseqüências e o que podemos fazer para combatê-las, exercitando a nova fase da educação: a SALA DE AULA É A CIDADE. Todos foram convidados a participar da caminhada e a saírem de suas casas para se juntar ao mote: VAMOS SALVAR O PLANETA!

20151129_073147

Muitas mães e pais caminhavam junto aos seus filhos, dando um exemplo de família unida pelo clima. A mãe Lucélia afirmou que “ a caminhada pelo clima é uma ação muito boa, chama a atenção de todos nós, da comunidade e da Escola para o nosso clima que está muito mudado. É importante quando a escola fala sobre a água, sobre a árvore. Essas iniciativas são muito especiais, por isso eu sempre estou aqui.”

20151129_080153

O Secretário do Meio Ambiente Roberto Tourinho falou sobre a importância de preservarmos o meio ambiente sem demora, e enfrentarmos este tema desafiador das Mudanças Climáticas. Além disso, falou sobre o I Encontro de Educação Construindo Nossa Feira Sustentável, que irá acontecer no próximo dia 03 de dezembro, para que as redes de educação pública e privada possam se debruçar para construir uma cidade sustentável. O Encontro é uma iniciativa do Ecobairro, da Secretaria do Meio Ambiente, das Secretarias Municipal e Estadual da Educação e do SINPRO – Sindicato dos Professores e na comissão organizadora o CTP faz parte. Esta caminhada põe Feira de Santana como uma das cidades no mundo que trata e tratará deste maior desafio ambiental que afeta a todos.

20151129_073500

A Professora Thalma Bastos, Fundadora e Diretora do CTP, falou da importância da iniciativa, ainda sob o clima da comemoração dos 25 anos do Colégio, sinalizando o compromisso definitivo de que o CTP irá se dedicar intensamente nos próximos anos à construção de uma cidade sustentável. Agradeceu pelo apoio do Ecobairro e da Secretaria do Meio Ambiente no evento e manifestou uma profunda gratidão a todos os participantes, em especial aos estudantes e às famílias que, às 7h da manhã, em pleno domingo. exerceram seu compromisso com um planeta sustentável.

20151129_084442

No final, depoimentos marcam a caminhada: o de Marcos, pai de estudante do CTP, parabenizando e querendo se engajar ativamente nos próximos passos e o do estudante Murilo, um Ecojovem que falou sobre o compromisso dos jovens e que eles estavam ali por algo muito maior, um compromisso com o planeta. Emocionantes os testemunhos.

mar
20151129_084749

Para encerrar, ficamos com uma imagem inspiradora, uma freira ao lado do Secretário do Meio Ambiente, fazendo parte do passeio ciclístico, dando um exemplo com o veículo de transporte mais limpo que temos como mobilidade urbana: a bicicleta, ou seja, um veículo sagrado para combater as mudanças climáticas!

fre

Redação Viva Sustentável