Um dos documentos mais importantes produzidos pela humanidade é A CARTA DA TERRA. Para cumprirmos os compromissos que a Carta relata são necessárias muitas ações e hoje abordaremos o décimo princípio da Carta da Terra que diz:

10. Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.
a. Promover a distribuição eqüitativa da riqueza dentro das e entre as nações.
b. Incrementar os recursos intelectuais, financeiros, técnicos e sociais das nações em desenvolvimento e isentá-las de dívidas internacionais onerosas.
c. Garantir que todas as transações comerciais apoiem o uso de recursos sustentáveis, a proteção ambiental e normas trabalhistas progressistas.
d. Exigir que corporações multinacionais e organizações financeiras internacionais atuem com transparência em benefício do bem comum e responsabilizá-las pelas consequências de suas atividades.

Inspirados no décimo princípio da Carta da Terra, sugerimos algumas atitudes:

Ações em você
• Reflita se você está compartilhando seus recursos econômicos de forma que outros possam prosperar
• Se você está sem acesso a dinheiro, por um eventual período de escassez financeira que ainda perdura, lembre-se que a economia não é só dinheiro, e não paralise suas capacidades de realizar o trabalho que você veio fazer para tornar o mundo sustentável.

Ações em sua casa
• Faça uma reflexão com a família se todos estão tendo acesso às necessidades básicas para que possam gerar a tranquilidade mínima para realização do seu potencial criativo.
• Se tem alguém na sua família que passa por dificuldade, ajude-o, não só suprindo suas necessidades imediatas, mas também capacitando-o para superar suas limitações no acesso de recursos econômicos.
• Escolha e compre produtos e serviços que levem em conta uma economia solidária, com cuidados sociais e ambientais para um mundo sustentável.
Ações em seu quarteirão ou condomínio
• Converse com a vizinhança sobre a importância de acessar produtos e serviços que cuidam das pessoas e do planeta.
• Fortaleça o comércio local comprando produtos e serviços com a vizinhança.

Ações em seu bairro
• Dissemine em seu bairro, principalmente nas escolas, a importância de fortalecer o comércio local e de valorizar as empresas que geram desenvolvimento humano, com economia fraterna e cuidados com o meio ambiente.
• Faça um evento com as lideranças de seu bairro sobre atividades econômicas que tragam desenvolvimento humano, com uma economia inclusiva e cuidados com a natureza para uma vida sustentável.

Encerramos com uma frase inspiradora da Carta da Terra:
“O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza.“

Redação do Viva Sustentável