Chá Sustentável das 8h reúne moradores com o Ecobairro para tornar o Condomínio + Sustentável e Pacífico

O Ecobairro realizou um Chá Sustentável com moradores para refletir de como tornar o Condomínio Viva + Papagaio Sustentável e Pacífico.

A metodologia aplicada foi de um momento de chá com biscoitinhos e bolo, numa clima confortável de diálogo onde passamos a conhecer melhor nosso vizinho e nos aproximar, totalmente diferente das famosas reuniões de condomínio onde animosidades e desgastes das relações interpessoais são constantes. O Ecobairro apresentou de forma sintética a situação planetária, o qual reverbera no coração de todos: a crise ambiental em que vivemos é resultado dos desajustes sociais e econômicos, portanto precisamos ir na causa: harmonizar os interesses econômicos, com os sociais e ambientais através da cultura de paz. Mas por onde começar? No indivíduo, na casa, no condomínio/quarteirão e no bairro para que tenhamos uma cidade sustentável e pacífica.

Participaram 8 pessoas do encontro – para nós que atuamos na sustentabilidade sabemos que tudo começa com uma semente para no futuro termos uma grande árvore que gera frutos para muitos e oferece sombra e conforto térmico. Sincronicamente foram 8 temas urgentes que precisam ser abordados na perspectiva da Carta Aberta gerada no I Encontro de Ecobairros para uma Feira de Santana Sustentável e Pacífica, realizado no dia 28 de fevereiro de 2015 na Faculdade Católica de Feira de Santana.

 

 

Os temas refletidos já geraram propostas de ações concretas, porque o Planeta tem pressa, veja abaixo:

TEMA PROPOSTA DE AÇÃO
Mobilidade Desenvolver uma campanha educativa sobre carona solidária
Biodiversidade Fazer orçamentos para o Projeto Paisagístico do Condomínio
Água Campanha para reaproveitamento da água das máquinas de lavar roupas
Resíduos Coleta de resíduos recicláveis toda terça-feira
Ciclo dos Alimentos Organizar uma feira de produtos orgânicos no condomínio
Cultura de Paz Desenvolver o OUVIR PARA COMPREENDER no condomínio
Consumo Consciente Promover inicialmente uma Feira de Trocas através do Facebook dos moradores
Energia Não foi proposto

 

Foi dado mais um grande passo rumo ao condomínio se tornar sustentável e pacífico. Leia também o conteúdo refletido nas mesas neste link.

Haverá um ritmo no Chá Sustentável das 8h, será às terças, só que os próximos abordarão um único tema para a comunidade se aprofundar.

Com o compromisso de tornar a Cidade Sustentável, continuamos agindo no indivíduo, na casa, no condomínio/quarteirão e no bairro, faça parte.

Mais informações envie uma mensagem para feiradesantana@ecobairro.org.br

Redação do Viva Sustentável