Neste sábado, 11//11, o Ecobairro Brasil deu inicio ao Projeto de Cultura de Paz no Condomínio Viva + Papagaio. Inicialmente começamos com a liderança, as síndicas Mithelle Fardin e Estefânia Sátiro e a organizadora da Feira do Loro – Cris Crespo, uma Feira do Condomínio que visa fortalecer a economia local com os moradores.

Viva + Pacífico

As ações de cultura de paz no Condomínio, em parceria com o Ecobairro, visam criar um ambiente de cultura de paz com os moradores.O tema de inicio foi Redescobrir a Solidariedade e Ser Generoso, dois dos princípios da cultura de paz, conforme a Organização das Nações Unidas.

A atividade foi permeada de conhecimento sobre cultura de paz, de forma lúdica, com o Jogo Memórias da Paz, visualização criativa através de história, estimulando o nascimento de propostas na dimensão pessoal, na casa, no quarteirão ou condomínio e no bairro, com base na pedagogia Ecobairro. Como disse uma das síndicas Estefânia Sátiro: Quando encontramos nosso ponto de paz, tudo floresce.

Sobre o Condomínio Viva + Papagaio

Através da parceria com o Ecobairro, o Condomínio vem inovando com uma Gestão Sustentável, quando foram criados, de forma conjunta com os moradores, a Visão, Missão e Princípios, permeados por sustentabilidade e cultura de paz. A partir daí, nasceu um Comitê de Sustentabilidade para uma Gestão Sustentável, propiciando uma escuta ativa com os moradores para a democracia participativa, valorizando principalmente as mulheres, o que permitiu eleger duas como síndicas, e ambas fazem uma gestão compartilhada e interna.

Várias iniciativas vem sendo criadas no Condomínio, desde uma Feira para fortalecer a economia local, eventos culturais que criem uma cultura de paz e ações ambientais, principalmente ampliando a malha verde do Condomínio para um micro-clima saudável. Algumas reformas vem sendo feitas no Condomínio, até em suas instalações, para gerar bem-estar e qualidade de vida a todos. O Condomínio Viva + Papagaio é o primeiro de Feira de Santana a aderir aos princípios de cultura de paz e de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas. Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Justiça e Paz é o ODS de número 16 – que é o sustentáculo das ações de cultura de paz, assim como os princípios de cultura de paz gerenciado numa década pela UNESCO. Cada vez mais o Condomínio vem se valorizando num processo contínuo, e, em breve, morar nele não terá preço. Conheça-o no site http://vivamaispapagaio.eco.br/

A Cultura de Paz é a base para uma vida sustentável. Numa época em que vivemos com a violência crescente, e alimentados por uma cultura do ódio nos diversos setores da sociedade, temos que criar um clima de paz nas ações cotidianas com urgência, portanto só alcançaremos a paz se a cultivarmos diariamente, uma vez que a responsabilidade é de todos: A paz espiritual é um bálsamo para qualquer pessoa/ambiente. Falar dela significa caminhar na direção correta, daí as coisas se encaixam – comenta Cris Crespo.

Por: Redação do Viva Sustentável