Você sabia que existe o Dia Mundial das Cidades?  Hoje, 31 de outubro, é o  Dia Mundial das Cidades!  Então você se pergunta: o que isto tem haver com uma vida sustentável? Vamos pensar  um pouco sobre a importância deste dia, e mais do que isso: refletir sobre as CIDADES.

Uma cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia deoutras entidades urbanas através de vários critérios. A população de uma cidade varia entre poucas centenas de habitantes até dezenas de milhões. Entende-se também como cidade o lugar que concentra oferta de serviços de infraestrutura, de saúde, culturais, religiosos e de consumo; e que reúne as mais diversas atividades para fins humanos.

O crescimento populacional e a migração das pessoas da área rural para a urbana tem sido constantes, e se prevê que até 2050, 90% da população esteja morando nas cidades. Portanto, precisamos de planejamento muito eficiente, para que não haja um colapso nas cidades. É preciso também refletir sobre como equilibrar a população entre área rural e urbana, pois precisamos encontrar saídas urgentes para vivermos de forma sustentável, em qualquer lugar que estejamos.

A meta número 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – trata de Cidades e Comunidades Sustentáveis: um compromisso que o mundo assumiu até 2030. Harmonizar os interesses sociais, com os ambientais e econômicos nas cidades é o foco principal dos atuais gestores municipais, que assumirão ou reassumirão as prefeituras em 01 de janeiro de 2017. Eles terão quatro anos para trabalharem na consolidação dessa meta, e aindaplanejar de forma a permitir que seus sucessores possam continuar as ações.

As Nações Unidas designaram 31 de outubro como o Dia Mundial das Cidades com o objetivo de promover o interesse da comunidade internacional na urbanização global, impulsionar a cooperação entre os países e a resolução de desafios da urbanização e desenvolvimento urbano sustentável, contribuindo para todo o mundo.

O tema geral do Dia Mundial das Cidades é – Cidade melhor, vida melhor, e a cada ano, um subtema diferente é selecionado, para promover sucessos de urbanização, ou enfrentar desafios específicos resultantes da urbanização. O Outubro Urbano começa com o Dia Mundial do Habitat (comemorado em 03/10), e segue até 31 de outubro de 2016, este ano com o tema Cidades Inclusivas, desenvolvimento compartilhado. O Dia Mundial das Cidades marca o fim do Outubro Urbano de festas, eventos e atividades em várias partes do mundo.

Para 2016, as Nações Unidas escolheram o tema Cidades Inclusivas, desenvolvimento compartilhado para destacar o papel da urbanização  como fonte de desenvolvimento global e inclusão social.

Segundo a ONU, a urbanização oferece o potencial para novas formas de inclusão social, incluindo uma maior igualdade, o acesso aos serviços e novas oportunidades, e envolvimento e mobilização que refletem a diversidade de cidades, países e do globo. No entanto, muitas vezes esta não é a forma de desenvolvimento urbano, pois a desigualdade e a exclusão são frequentes,  em detrimento do desenvolvimento sustentável para todos.

Acrescenta a ONU que a desigualdade econômica está intimamente ligada com a desigualdade de gênero e desigualdade espacial, levando à exclusão e muitas vezes criminalização dos grupos desfavorecidos e vulneráveis: como moradores de favelas, trabalhadores migrantes, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, povos indígenas e grupos minoritários.

O tema deste ano do Dia das Cidades é abraçado pela ação e implementação da nova agenda urbana, que coloca o tema de cidades inclusivas como um dos principais pilares para a mudança urbana.

Inspirados no Dia Mundial das Cidades, e em especial no tema de 2016 – Cidades Inclusivas e desenvolvimento compartilhado, sugerimos algumas atitudes.

Ações em você

  • Reflita um pouco sobre como desenvolver o amor pela cidade em que você mora, para que possa melhor cuidá-la
  • Procure ver dentro de você, o que o faz rejeitar as pessoas e como isso pode ser erradicado, tornando-se uma pessoa inclusiva
  • Observe se sua atitude de autodesenvolvimento está ajudando outras pessoas a se desenvolverem, seja solidário e compartilhe com bondade

Ações em seu quarteirão ou condomínio

  • Converse com seus vizinhos sobre os objetivos do Dia Mundial das Cidades e o tema de 2016: Cidades Inclusivas e Desenvolvimento Compartilhado
  • Verifique com sua vizinhança como tornar seu entorno inclusivo e com a capacidade de compartilhar o desenvolvimento

Ações em seu bairro

  • Organize com as lideranças do seu bairro um evento para planejar como o bairro poderá desenvolver ações para tornar a Cidade Inclusiva e com Desenvolvimento Compartilhado
  • Sugira às escolas de seu bairro para tratarem sobre o tema CIDADES INCLUSIVAS E DESENVOLVIMENTO COMPARTILHADO
  • Bairro sustentável é inclusivo e compartilha seu desenvolvimento.

Agora que conhecemos um pouco mais sobre o Dias Mundial das Cidades e o tema deste ano, vamos refletir: Nossa cidade é inclusiva? Ela compartilha seu desenvolvimento? Queremos abrir esta reflexão e propor encontrarmos juntos as respostas, pois é responsabilidade de todos os moradores de nossa cidade, torná-la inclusiva e solidária para compartilhar seu desenvolvimento.

Consuelo Penelu e Paullo Santos – membros do Ecobairro e editores do Viva Sustentável