Leia abaixo ou escute nas ondas do rádio no link:

O Viva Sustentável dá uma atenção especial às estações da natureza, para que possamos agir em harmonia com o meio ambiente, pois somos parte dele, e uma estação influencia muito a todos nós.

É verão, a famosa estação do sol intenso que começa ritmicamente por volta do dia 21 de dezembro e termina por volta de 20 de março no hemisfério sul de nossa casa comum: a Terra. O verão do hemisfério norte é chamado de “verão boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “verão austral”.

O verão é a estação mais quente do ano. Em tempos passados, se dividia o ano em cinco estações, por causa do verão que era desmembrado em duas partes: o verão de tempo quente e chuvoso (que geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco, palavra da qual deriva o termo “estiagem”. Hoje o termo “estio” é usado para um período de seca.

No verão é quando ocorre o maior número de pessoas entrando em férias, propiciando um contato maior com a natureza, principalmente em áreas em que a água é abundante, como praias, rios e lagoas. O calor nos convida para as águas, tanto para uso externo como interno.

A maior incidência de luz durante o verão é outro fenômeno que deve ser observado. Os dias são maiores, o que permite inclusive criar o horário de verão, para reduzir o consumo de energia hidrelétrica, e é ainda um convite para fazer uso da energia solar.

Inspirados e conectados com a estação do verão, sugerimos algumas atitudes:
Ações em você:
• O seu SOL está dentro do seu coração, permita que ele ilumine a sua vida;
• Reflita: como posso organizar minha vida baseado na estação do verão?

Ações em sua casa:
• Permita que entre mais luz em sua casa, implantando claraboias ou colocando telhas transparentes, evitando assim acender a luz durante o dia;
• Planeje com sua família a instalação da energia solar em sua casa.

Ações em seu quarteirão ou condomínio:
• Converse com a vizinhança sobre a importância de ampliar áreas de luz natural nas casas, para reduzir o consumo da energia;
• Você pode fazer um plano de implantar energia solar junto com seu vizinho, converse com o fornecedor de energia solar.

Ações em seu bairro:
• Converse com as lideranças de seu bairro para aumentar a quantidade de árvores, permitindo assim um clima mais ameno durante épocas quentes;
• Incentive o uso de energia solar no seu bairro, até porque no nordeste é verão quase o ano inteiro.

Nas artes, o verão inspira diversas composições, como nos versos da canção do grupo Roupa Nova:
“É verão
Bom sinal
Já é tempo
De abrir o coração
E sonhar”

Então, com o coração aberto para os sonhos de um mundo mais sustentável, que o verão seja um tempo de bons sinais!

Por: Redação do Viva Sustentável