Sim, o Programa Permanente ECOBAIRRO, que tem apoio institucional das Nações Unidas, uma inciativa do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil (SSA) com a Associação Urusvati Mantenedora – Casa Urusvati (SP), escolheu a Cidade de Feira de Santana para realizar o I Retiro Nacional do Ecobairro Brasil, com representantes de São Paulo, Salvador, Brasília e Feira de Santana, visando fortalecer as iniciativas de processos de Ecobairros e estabelecer a estrutura de melhor funcionamento do Programa Ecobairro Brasil. Também foi foco fortalecer os Ecobairros existentes e abrir portas para novos, bem como se preparar para organizar o I Encontro Internacional de Ecobairros, mas, a grande novidade é que em breve será lançado o percurso de aprendizagem do ECOBAIRRO, que permitirá a capacitação de pessoas para a cidadania planetária a partir do indivíduo, sua casa, quarteirão ou condomínio e o bairro – que é a escala de transformação do Programa Ecobairro.

retiro

A ideia de ser um encontro em formato de Retiro é porque o Ecobairro sempre promove a importância da harmonia entre a ECOLOGIA INTERIOR com a EXTERIOR, porque se queremos que tudo mude a nossa volta, a mudança começa dentro de nós, e o tema do Retiro foi este: SER SUSTENTÁVEL E AMOR PELA NATUREZA URBANA. O Retiro aconteceu no Recanto Maria de Nazaré, no Centro Diocesano, que compreendeu a liberdade de crenças e a vivência da unidade na diversidade. O Ecobairro de Feira de Santana sentiu-se lisonjeado em ser o anfitrião desse primeiro retiro inesquecível e, nesse sentido, agradece a confiança e deseja sucesso ao Ecobairro Brasil e aos Ecobairros do Mundo.
Além do Retiro outras inciativas aconteceram em Feira de Santana e Salvador. Veja!

PALESTRA SOBRE CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
IMG-20160617-WA0010

Lara Freitas e Victor Leon Ades, Coordenadores do Ecobairro de São Paulo, apresentaram na manhã de sexta, 17/06, no auditório da Faculdade Católica de Feira de Santana, a visão de como tornar as cidades sustentáveis a partir dos Ecobairros, trazendo experiências do Brasil e do mundo, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – das Nações Unidas, que estabelecem metas aos países signatários, inclusive o Brasil, para que, até 2030, sejam consolidadas Cidades e Comunidades Sustentáveis. Este evento foi uma realização conjunta com a Faculdade Católica e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMMAM, para consolidar o Decreto de Feira de Santana, assinado pelo Prefeito José Ronaldo de Carvalho no dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, que estabelece a criação do Comitê Municipal de Políticas Sustentáveis – uma ação inovadora da Prefeitura.

No final, em nome do Ecobairro Brasil, a cidade de Feira de Santana, através da SEMMAM, ganhou uma Bandeira Internacional da Paz e Cultura, como símbolo de proteção e preservação da cidade, até porque a cidade de Feira de Santana criou a Lei Municipal que institui que a data de 15 de abril seja o Dia Municipal de Proteção e Preservação do Patrimônio Natural e Cultural e institui o uso dessa bandeira internacional nos bens públicos e privados da cidade. Mais um passo inovador de Feira de Santana!

ECOBAIRRO SÃO PAULO – VISITA O COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA
IMG-20160617-WA0011

Na tarde de sexta, 17/06, os Coordenadores do Ecobairro de São Paulo visitaram o Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV, Colégio parceiro do Ecobairro de Feira de Santana, onde nasceram as primeiras ações do Ecobairro na cidade. O CETV cada vez mais vem investindo numa Educação Sustentável, que une as necessidades sociais, com as ambientais e econômicas. Nesse dia da visita, o CETV estava realizando uma Feira de Economia Solidária e concluindo as atividades do primeiro semestre de 2016. A Feira Solidária do CETV trabalhou a consciência dos estudantes, a partir da provocação dos professores, sobre a importância da valorização dos recursos, com práticas de reutilização de materiais, e ainda gerando recursos financeiros para fortalecer o CETV e seus projetos artísticos estruturantes. Parabéns CETV pela aula em Economia Verde e Solidária!

ECOBAIRRO DE SÃO PAULO – PALESTRA-OFICINA NA UFBA, EM SALVADOR
IMG-20160624-WA0007

O Ecobairro São Paulo, em 20/06, realizou a palestra-oficina: Programa Permanente ECOBAIRRO 12 anos inspirando comunidades urbanas sustentáveis, na Universidade Federal da Bahia, no Núcleo de Extensão – FAUBA, com os temas: Panorâmica do Programa Ecobairro, Metodologia, Desafios e Avanços, Experiências no Brasil e no mundo – um amplo diálogo, com vivência e trocas. Estudantes da Residência AU+E, da graduação de arquitetura e urbanismo, professores e outros interessados estiveram presentes. A realização contou com a organização da professora e coordenadora adjunta Heliana Metting.

ECOBAIRRO DE SALVADOR – ENCONTRO COM O ECOBAIRRO DE SÃO PAULO E BRASÍLIA
IMG-20160620-WA0043

Bahia, a Terra de Todos os Santos, a terra da alegria, onde tudo começou a partir dos anos 1500, quando os imigrantes encontraram aqui seu povo original, nossos índios, povos nativos que sabem viver em harmonia natureza. Através de uma roda de diálogo na sede do Ecobairro de Salvador, a conversa foi sobre: a presença do Ecobairro na COP21 em Paris, sobre as Ecovilas e os Ecobairros no Brasil e no Mundo.
Com isso, a Bahia contribui e acolhe a consolidação do ECOBAIRRO BRASIL e, com a dupla FEIRA DE SANTANA e SALVADOR, celebra a SUSTENTABILIDADE e o ECOBAIRRO que, em 15 de agosto, completará 12 anos!!!
Parabéns Brasil, que você cumpra sua missão de ser sustentável e que saiba amar a natureza urbana, como é dito na frase indígena que inspira o Ecobairro Brasil: “O que vocês chamam de sustentabilidade, nós chamamos de amor pela natureza.”

Por: Redação Viva Sustentável