O Ecobairro Brasil, no Dia Mundial da Água, 22/03, participou do Planeta ODS – um espaço da Agenda 2030 no 8º Fórum Mundial da Água de 2018, que ocorreu no Planetário de Brasília, organizado pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Através de Rodas de Conversa com Organizações Não-Governamentais, essa iniciativa está gerando diálogos qualitativos e estratégicos para fortalecer a temática ÁGUA, assim como avançar  na Agenda 2030 – ODS no Brasil, e como consequência formar uma rede de cooperação entre as organizações.

O Ecobairro Brasil participou do tema Resíduos e Água, quando apresentou sua metodologia de transformação através da Pedagogia da Mãe, na qual o indivíduo, sua casa, seu quarteirão ou condomínio e seu bairro passam a ser o local de ação em conexão com o pensar global. Afinal, para tornar as cidades e comunidades sustentáveis, precisamos começar no indivíduo. O Ecobairro, através de Paulo Cesar do Santos, falou também sobre as contribuições que vem realizando para consolidar a Agenda 2030.

O Ecobairro propôs duas ações que ressoaram no coração de todos os participantes:

  1. A realização da I Conferência Nacional da Agenda 2030 – ODS em 2019, visando mobilizar a sociedade civil com os diversos níveis de governo (municipal, estadual e federal) para a criação do Plano Nacional de Estado, visando implementar de forma integrada com a Agenda 2030 e
  2. Que o Governo Federal apresente na próxima Assembleia da ONU a importância de tornar a ÁGUA UM PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE, e que sua gestão fique a cargo do poder público, em vez das privatizações que já estão ocorrendo.

Veja o conteúdo de nossa apresentação: FórumMundialdaÁgua.final

A representante Rúbia, do Governo Federal, falou sobre a importância da iniciativa do Planeta ODS,  e que o Brasil é o país mais avançado na implementação da Agenda 2030 junto a ONU. Enfatizou que essa ação é um compromisso do Brasil com a Agenda Global, que é o Plano de Estado Planetário. Comunicou também que já está no forno o Prêmio ODS para incentivar as organizações na implementação da Agenda 2030.

A Simone, da área de Comunicação do Governo Federal, falou sobre a importância de que cada ação que se gere seja divulgada com intensidade. Comentou também que ela está organizando o Plano de Comunicação da Agenda 2030 no Brasil.

O Dr. Haroldo Filho – PhD em Direito Internacional, responsável no PNUD – Brasil pela força tarefa para implementação da Agenda 2030 – ODS , falou: Essa Agenda 2030 não é da ONU, é de toda a humanidade, e que seja simplificada, ao máximo, sua aplicação na vida das pessoas, é um Plano de Estado de Cidadania Planetária.

Outras organizações de diversos Estados estão dando contribuições preciosas nas rodas de conversas, às quais o Ecobairro Brasil agradece pela partilha de suas experiências, mas queremos destacar o Movimento Resíduo Zero, que está ajudando consideravelmente na redução da Pegada Ecológica do Planeta Terra.

O Planeta ODS está de parabéns pela iniciativa e o Ecobairro Brasil agradece pelo convite da amiga Nina Orlow, parceira de longa data na construção de um mundo sustentável. Nossos esforços conjugados tornarão, em 2030, a Terra o Planeta ODS e as estrelas no universo infinito se regozijarão!

Algumas imagens do evento no link https://www.facebook.com/pg/vivasustentavel.eco.br/photos/?tab=album&album_id=1611554028951572 

Por: Redação do Viva Sustentável