Pensamento Semente:  Estimulamos a prática de uma economia de resultados cooperativos e solidários, a partir da valorização dos recursos locais e da bio-região.


 

Menos é Mais!

 

“Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição.”
Mahatma Gandhi

 

Quando falamos em desenvolvimento sustentável, devemos atentar para o fato de que para esta meta ser atingida devem-se equilibrar as questões ambientais, sociais e econômicas em todas as decisões. Entretanto, o pilar econômico sobrepõe-se sobre os demais que causando um desequilíbrio enorme em nosso planeta. As consequências podem ser a devastação ambiental, desigualdades sociais, violência, poluição, aquecimento global, pobreza, idolatria ao consumo, depressão, etc.

 Onde será que erramos?

Erramos ao acreditar que os outros nos enxergam pelo que temos e não pelo que realmente somos. Estamos sempre consumindo, comprando novos carros, roupas e bens diversos para nos sentirmos aceitos na sociedade moderna.

Imitamos padrões de comportamento e consumo de outros países, desvalorizando nossas raízes e cultura, nossos recursos locais e a sabedoria das tradições do lugar onde moramos. Estudos mostram que nos países chamados desenvolvidos com alto nível de consumo, conforto e tecnologia e economia crescente, as pessoas estão cada vez mais infelizes.

Não percebemos que as empresas, através da publicidade, criam nas nossas mentes uma necessidade de comprar coisas baseada em imagens de felicidade que muitas vezes não são possíveis de serem alcançadas, e fazem isso porque elas querem vender sempre mais!

Uma grande ilusão!

 E tem mais: de acordo com os padrões vigentes, acredita-se que para a economia estar bem ela precisa sempre crescer, a qualquer custo, senão os indicadores de desenvolvimento não aparecem bem nos jornais e televisão. Mas como crescer infinitamente num planeta de recursos finitos? Desenvolver é muito diferente de crescer!!!

Por isso, muitas vezes, simplificar a vida é uma grande riqueza. Diminuir a necessidade de consumo, o uso dos recursos naturais, acumulação de produtos e bens que raramente são utilizados, torna nossa vida mais tranquila e feliz. Sofremos muito menos pressões, gastamos menos e nos concentramos naquilo que realmente é essencial para termos uma boa qualidade de vida.

Mais informações acesse o GUIA SEMENTES PARA UM BAIRRO SUSTENTÁVEL E PACÍFICO