Será realizado nesta quarta-feira (25), no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Encontro de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular. O evento tem o objetivo de instigar a reflexão crítica a respeito do documento que se encontra em trâmite no Ministério da Educação, para dar visibilidade dos conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio.

Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vão ser delineados quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.

Para esta quarta-feira está prevista uma ampla discussão acerca das diretrizes norteadoras da Base e dos seus reflexos nos processos de Formação de Professores. No turno da tarde, haverá discussões e sistematizações por área de conhecimento, o que irá subsidiar as contribuições para a construção da BNCC.

A mesa de abertura, programada para o Anfiteatro do módulo 2 do Campus Universitário, a partir das 8h30, terá como tema “A BNCC no plano nacional de educação: contexto e proposta”. Está confirmada a presença dos professores Nildom Pitombo (IAT/FEE-Ba), Alda Pepe (FEE/Ba) e Valdirene Souza (SUPED/SEC-Ba), a pró-reitora de Graduação da Uefs, Amali Mussi, será a mediadora do debate.

Fonte: ASCOM – UEFS