O Programa Permanente ECOBAIRRO é uma iniciativa do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil – www.roerich.org.br, com apoio institucional das Nações Unidas. Nasceu em 15 de agosto de 2004 em São Paulo e se expandiu para Salvador, Goiânia/Brasília e em Feira de Santana desde 21 de setembro de 2013. O Ecobairro tem como objetivo cooperar para tornar a cidade sustentável e pacífica.

Inspirados na experiência das Ecovilas, que são assentamentos humanos que buscam uma harmonia entre a natureza e as necessidades sociais e econômicas – um laboratório com mais de 40 anos, espalhado pelo mundo em mais de 15 mil localidades, em sua maioria em áreas rurais, o Ecobairro procura traduzir essas experiências para o eixo urbano.

O ECOBAIRRO atua com 8 Núcleos que compõem o seu DNA, e tem como escala de transformação o indivíduo, a casa, o quarteirão ou condomínio e o bairro. O Viva Sustentável, a partir de hoje, tratará sobre os 8 Núcleos na perspectiva da sustentabilidade e desde já convida você a fazer parte da construção de uma cidade sustentável e pacífica.

ESPIRITUALIDADE é um dos Núcleos que compõe o DNA ECOBAIRRO e é dela que iremos falar agora, a essência que compõe a vida de todos os seres!

O Pensamento Semente da Espiritualidade Ecobairro é: Valorizamos a conexão com o sagrado e a compartilhamos na diversidade com a intenção de vivermos um mundo melhor.

” A espiritualidade pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”. A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.”
Segundo diversas confissões religiosas, a espiritualidade traduz o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada doutrina religiosa comporta uma dimensão específica a esta descrição geral; mas, no aspecto religioso, pode-se traduzir a espiritualidade como “uma dimensão do homem” como ser “naturalmente religioso e que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência e aspiração”.
Atualmente, a espiritualidade tem sido bastante estudada no que se refere às suas relações com a saúde humana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem aprofundando as investigações sobre a espiritualidade enquanto constituinte do conceito multidimensional de saúde; atualmente, o bem-estar espiritual vem sendo considerado mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais.”

O Papa Francisco em sua Encíclica da Ecologia Louvado Seja, nos convida para EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE ECOLÓGICAS que passa por uma conversão ecológica, entre outros aspectos, e apresenta reflexões profundas sobre a ECOLOGIA na perspectiva da ESPIRITUALIDADE CRISTÃ. A Encíclica abre as portas para que a humanidade ouça todas as religiões, porque a questão ambiental não pode se limitar apenas a visão cientifica e materialista.

A Encíclica da Ecologia nos ajudar a compreender os desafios de tornar o mundo sustentável, mas a experiência viva de São Francisco de Assis, o Santo Ecológico, que expressa amor e harmonia para com todas as criaturas da natureza, nos dá a chave preciosa para uma ESPIRITUALIDADE ECOLÓGICA, ou melhor, sustentável.

Inspirados na ESPIRITUALIDADE Ecobairro, sugerimos algumas atitudes.
Em você:
• Procure se conectar com a natureza em sua multiplicidade: corpo, mente, espírito e as manifestações exteriores que compõem o corpo planetário
• Faça uma meditação unindo seu coração com o coração de todos seres e o coração do mundo e sinta em união que somos um: dessa forma você poderá aplicar o conselho do Cristo: fazei aos outros aquilo que queres que te façam
• Procure sentir a dimensão sutil e invisível da natureza e como tudo está interligado, somos um!
• Frequente um grupo ou religião que através dos ideiais sagrados possa ampliar sua visão espiritual em relação a natureza.
• Respeite e valorize a crença do outro e una-se pelo que é comum sem perder sua identidade espiritual.

Em sua casa:
• Faça encontros regulares com sua família para orações e/ou meditações para uma vida sustentável e pacífica
• Incentive na família que todos os membros desenvolvam a Espiritualidade, não importa qual a crença, afinal de contas quem tem espiritualidade verdadeira valoriza a liberdade de crença e não aceita nenhum tipo de violência por motivação religiosa

Em seu quarteirão ou condôminio:
• Reúna sua vizinhança para refletir sobre a importância da Espiritualidade na vida e promova encontros de orações e/ou meditações para uma vida sustentável e pacífica

Em seu bairro:
• Identifique em seu bairro as instituições religiosas, grupos espirituais e tradições indígenas para organizar um evento sobre a importância da ESPIRITUALIDADE no Bairro e como torná-lo sustentável numa visão sagrada

Conheça mais sobre o Ecobairro no site www.ecobairro.org.br e leia o Guia Sementes para Um Bairro Sustentável e Pacífico no link https://projetosementesparaumbairrosustentavel.files.wordpress.com/2013/06/guia-sementes-para-um-bairro-sustentavel-e-pacifico.pdf

Redação do Viva Sustentável