As turminhas da educação infantil e ensino fundamental I do Colégio Thaiane Pinheiro participaram ativamente da Feira de Ciências Construindo um Mundo Sustentável . O evento foi realizado na sexta-feira -10/11, e no sábado – 11/11, e teve como objetivo apresentar o conhecimento construído pelos pequenos, interagindo com as famílias, sob a orientação das professoras e coordenação pedagógica. O eixo condutor foi a construção de um mundo mais sustentável. Veja aqui como foram as apresentações durante a Feira DE Ciências Construindo um Mundo Sustentável do CTP.

A professora Cláudia, coordenadora pedagógica da educação infantil e ensino fundamental I, explica como aconteceu esse projeto: Este projeto surgiu com a importância deles estarem cuidando do meio ambiente. Iniciamos no ano de 2016, com a parceria do Ecobairro em nossa escola, cuidando primeiro do meio ambiente interno, e estendemos agora para o ambiente como um todo, levantando com os alunos a problemática: como construir um mundo sustentável para garantir a sobrevivência deles e das próximas gerações no futuro? Dessa reflexão surgiram vários temas: a vida debaixo d’água, o reaproveitamento de materiais na construção de brinquedos e outros objetos, a vida no campo, as plantas, os animais, entre outros, e o resultado está aí: Os estudantes compreenderam a proposta, ampliaram as informações com a ajuda das famílias: um sucesso!


Os pequenos do grupo 2 puderam conhecer mais sobre animais da fazenda. Quem nos relata o trabalho é a professora Lívia: escolhemos o tema por ser atraente e adequado à faixa etária. A partir dos estudos, eles já conhecem mais sobre alguns animais, como a ovelha, a vaca. É um trabalho que também pode desenvolver a consciência ecológica nas crianças.


O tema do grupo 3 foi Brinquedos e as crianças apresentaram os brinquedos que são comprados e os que podem ser construídos. A turminha apresentou suas pesquisas para o 1o. ano.


O grupo 4 apresentou o trabalho animais marinhos e as crianças estavam muito empolgadas com o conhecimento adquirido. Conforme a professora Jaci: “os estudantes produziram todos os materiais apresentados, com a ajuda das famílias, e tudo foi confeccionado com material reciclado.” Uma forma divertida de conhecer a vida embaixo da água e adquirir consciência sobre a preservação desses seres.

Iliana Cíntia, mãe que esteve prestigiando o evento diz que é muito importante esse trabalho porque eles já começam desde cedo conhecendo e exercendo sua cidadania, crescendo como cidadãos conscientes e já trabalhando essas temáticas. Se eles começam a pensar nessas questões desde pequenos, já crescem com essa consciência e postura. É muito importante que eles aprendam não só o consumismo, não só comprar o brinquedo. Aqui nós vimos que eles aprendem a fazer. É uma atividade que envolve a família, então a gente tem aquele tempo de sentar e fazer junto com a criança, gerando uma maior convivência da família e entre os próprios colegas que se reúnem para a atividade. Desenvolve a criança e é muito bom para o meio ambiente e para as famílias também. Iliana afirma: as crianças convidaram os pais a participar da atividade, envolvendo-os em conversas, pesquisas, construção conjunta, e essa atividade acaba fazendo com que os estudantes levem a temática da sustentabilidade para casa, gerando reflexão sobre nossas atitudes. E completa: Eles agora são pequenos fiscais em casa dizendo: “mamãe isso não pode jogar no lixo! Pode aproveitar!”

O grupo 5, com o trabalho Sustentabilidade e Meio Ambiente, apresentou diversas de formas de reaproveitamento de materiais, inclusive de alimentos. O trabalho surgiu a partir da temática trabalhada durante todo o ano com a turma. As crianças descobriram coisas importantes sobre o tema, aprenderam e acabaram conscientizando a própria família. Um dos melhores momentos foi quando as crianças levaram para a casa a construção de brinquedos reciclados e elas observaram e perceberam que não era necessário ter brinquedos industrializados para brincar, e que elas poderiam se divertir ainda mais com os brinquedos construídos. Foi bastante prazeroso e significativo pois as crianças se encantaram com o projeto. Palavras da professora Marta.

5 ano – Reciclagem e tipos de energia

4 ano – Por que ocorrem os fenômenos da natureza e como eles têm mudado.

3 ano – Alimentação e Saúde

1 ano – Habitat dos animais – como preservá-los.

1 ano

Direção e Coordenação felizes com os resultados.

A comunidade do Colégio Thaiane Pinheiro, ao tratar deste tema tão urgente e necessário para a educação, permite que seus alunos, desde muito pequenos, experimentem a construção de um mundo mais sustentável, envolvendo as famílias e colaborando, dessa forma, com a educação sustentável para esta e as futuras gerações.

Por: Redação do Viva Sustentável