A cidade de Feira de Santana, representada pelo Ecobairro, participou do workshop de capacitação oferecido pelo CDP (também conhecido por Carbon Disclosure Project). CDP é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental. Atualmente, mais de 5600 empresas, 60 estados e 300 cidades de todo o mundo reportam seus dados climáticos ao CDP.

O CDP, juntamente com a Pangea Capital, realizaram nesta última quinta-feira, 07 de abril, no Hotel Monreale, na cidade de Campinas, o Workshop de capacitação para cidades respondentes do Programa CDP Cities 2016. O evento contou com a participação de representantes de 41 municípios de diferentes regiões do Brasil com uma temática pautada em mudanças climáticas. Os participantes de cada cidade puderam trocar experiências e esclarecer dúvidas em relação ao reporte na plataforma do CDP.

O conteúdo do workshop foi preparado pela equipe do CDP e da consultoria Pangea com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência de aprendizado lúdica e prazerosa a partir de metodologias inovadoras de aprendizado, desenvolvidas pela Pangea, aplicadas aos conteúdos técnicos do CDP.

A abertura foi em formato de storytelling, seguida de uma atividade prática, na qual os participantes, por meio de um jogo de cartas personalizado, puderam discutir em grupo sobre os principais desafios das mudança climáticas no contexto urbano. A atividade seguinte foi uma apresentação de Roberto Strumpf, sócio diretor da Pangea sobre riscos e oportunidades, seguido de um exercício prático, no qual os participantes puderam identificar e classificar, a partir de notícias de jornais e revistas, riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas nas cidades. A atividade da manhã foi encerrada com uma mesa redonda com a participação de Ana Maria Caetano, Analista de Políticas Públicas no Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência de Belo Horizonte; Rogério Menezes, Secretário de Meio Ambiente de Campinas; e Luiz Roberto de Oliveira, Chefe do Setor de Política de Baixo Carbono e Clima de Recife. Esse painel foi uma oportunidade para que os outros municípios conhecessem as ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas tomadas por Belo Horizonte, Campinas e Recife.

Na parte da tarde, os participantes (distribuídos novamente em grupos) somaram-se na realização de exercício prático baseado nos módulos do questionário do CDP, demonstrado por Andreia Banhe, Gerente do CDP Cities Latin America, e a elaboração de inventário, abordado por Roberto Strumpf da Pangea. Para a realização do exercício, foi fornecido aos participantes um caso fictício de uma cidade localizada no litoral sul brasileiro. Baseado nesse caso, eles responderam ao questionário do CDP cities 2016. Ao final, cada grupo apresentou suas respostas para discussão.

O sucesso de eventos como esse, evidencia ainda mais o papel protagonista que as cidades devem assumir frente as mudanças climáticas no cenário pós-COP21. A formação de uma rede integrada dos governos locais se torna, cada vez mais, essencial.

Veja os melhores momentos do evento em fotos aqui

Sobre o programa CDP Cities 2016

Por meio desse programa, as cidades reportam as ações frente as mudanças climáticas através de um plataforma global e padrão.
O exercício de reporte ajudará a cidade na construção de um plano de ação, pois isso permite fazer um diagnóstico das necessidades da cidade para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas. Além disso permite a troca de informações com cidades do mundo todo.

Sobre a Pangea

Pangea Capital, consultoria ambiental que se propõe a gerar valor a seus clientes através da redução de seus impactos, vulnerabilidades e dependências em relação às mudanças climáticas e serviços ecossistêmicos. Atuam junto a gestores privados e públicos por meio de uma abordagem integrada, baseada em processos de capacitação, construção conjunta e evolução contínua, e auxiliando-os a encontrar o melhor caminho rumo a economia de baixo carbono e escassez de recursos.

Com informações do CDP