Hoje, domingo, 19 de março de 2017, nasce a Rede Plantio Global, quando mais de 80 cidades espalhadas pelo mundo, unindo sociedade civil organizada e o poder público, plantam mudas com o objetivo de aumentar a biodiversidade na área urbana, contribuindo assim para duas grandes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Combate às Mudanças Climáticas e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Plantio Global é plantar local, mas com compromisso de cidadania planetária, sem fronteiras, afinal moramos em uma casa comum, a Terra, e tudo que acontece numa cidade afeta o mundo e vice-versa.

A cidade de Feira de Santana através do CONDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente escolheu a Fonte dos Milagres, que fica no bairro Gabriela, para ser o local para fazer o primeiro Plantio Global. Nada como uma nascente para receber as mudas de plantas, principalmente árvores, dessa forma podemos proteger a nascente e aumentar nossa biodiversidade com mais áreas verdes.

(Secretários Justiniano de Serviços e Sérgio Carneiro do Meio Ambiente ouvindo o casal que tem cuidado das poucas plantas existentes e do local)

As Secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos, com o CONDEMA, Ecobairro, Grupo de Esportes de Rugby, OAB e moradores do entorno da nascente, fizeram o plantio num clima de muita alegria. O Prefeito José Ronaldo de Carvalho (foto acima em destaque) fez um plantio reafirmando seu compromisso com uma gestão que quer tornar a cidade sustentável. É bom lembrar que a Prefeitura está implantando o Comitê Municipal de Politicas Sustentáveis – já Decretado pelo Prefeito, que permitirá que a sociedade civil organizada com o poder público possam cumprir a Agenda 2030 – que estabelece as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovados por 193 países na Assembleia das Nações Unidas em setembro de 2015.

(Presença do vereador Roberto Tourinho do Partido Verde – camisa verde, com os parceiros da Secretaria do Meio Ambiente)

O Plantio Global de hoje na Fonte dos Milagres no Bairro Gabriela deu inicio também a criação de um projeto de um projeto de melhoria do local que em breve o poder público irá apresentar à comunidade e um processo de construção conjunta, levando em conta a preservação da nascente, a vegetação e sua ampliação, assim como a integração de áreas comuns para benefícios da comunidade do entorno.

Durante o Plantio foi também mostrada por mulheres a Bandeira Internacional da Paz e Cultura, que faz parte da Lei Municipal que institui seu uso em locais que devam ser protegidos e preservados. Um ato  de significância natural e cultural, e que institui em Feira de Santana a data de 15 de Abril, como o Dia Municipal de Proteção e Preservação do Patrimônio Natural e Cultural.

Parabéns Feira de Santana e todas as cidades do planeta que neste dia se uniram para Plantar um Mundo Sustentável e Pacífico!

(Diretor Deodato Peixinho boné preto do Departamento de Áreas Verdes, em seguida moradora, João Educador Ambiental de crachá e Dr. Germano Diretor de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, e equipe de plantio do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos)

Redação do Viva Sustentável