O Viva Sustentável dedica esta reflexão ao encerramento do ano de 2016. É hora de agradecer!
Percebemos que muitos querem que o ano acabe para chegar o novo, mas como ser novo sem agradecer pelo aprendizado do que se encerra?

Demos mais uma volta em torno do Sol, passaram-se 366 dias, afinal de contas, 2016 foi um ano bissexto. Queremos agradecer a Deus, antes de tudo, pelas experiências oferecidas para nosso crescimento, seja na alegria ou na dor. Aproveitamos para agradecer também a toda equipe Ecobairro Brasil e membros das organizações parceiras.

Agradecemos também à Rádio Sociedade de Feira de Santana, coordenada pelo Frei Elenilson e Equipe, ao Programa Sociedade e Você, comandado pela dupla de amigos Frei Cal e Beto Tourinho, que abriram as portas para o primeiro quadro sobre sustentabilidade em rádio na cidade de Feira de Santana. E saiba que a qualidade de produção de nosso quadro é creditada aos grandes profissionais Beto Moreno e Mauro Bonan, gratidão amigos!

A você leitor e ouvinte, um agradecimento muito especial pela sua companhia, que você possa ser mais feliz com os conteúdos que passamos com amor pelas ondas radiofônicas e na internet, para que sua vida seja sustentável e pacífica.

Em 2016 demos início à contagem regressiva na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todo planeta, num mundo em convulsão. O nosso Brasil passa por um processo de purificação intensa na área politica.

A dimensão econômica do país aguarda um novo modelo, precisamos de uma economia que cuide da vida humana e da natureza. Temos a certeza de que o Brasil encontrará a fórmula para erradicar a corrupção e construir uma economia com lastro na ética, em especial na honestidade.

As cidades em 2016 elegeram seus governantes, prefeitos e vereadores, num gesto ainda de transição.
Na cidade de Feira de Santana queremos destacar o decreto que dá inicio à criação do Comitê Municipal de Políticas Sustentáveis, quando a Prefeitura assume o compromisso de tornar a cidade sustentável a partir da Agenda 2030 – para consolidar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O Ecobairro realizou o possível em 2016 para fortalecer os ideais de uma cidade sustentável em Feira de Santana, na política, na educação e na comunicação.

Saber encerrar um ciclo é de suma importância para que o novo chegue, por isso, gratidão 2016!!!

Inspirados por este momento de gratidão por 2016, sugerimos algumas atitudes:

Ações em você
• Agradeça por todas as experiências de 2016, e procure aprender com as alegrias e com as tristezas, sempre temos o que aprender – honre 2016 com profundo sentimento de gratidão em seu coração

Ações em sua casa
• Converse com sua família sobre a importância de concluir o ano com muita gratidão e se alguém ficou machucado, perdoem-se e agradeçam pela experiência

Ações em seu quarteirão ou condomínio
• Converse com a vizinhança sobre a importância de agradecer pelo ano de 2016 – deixemos de reclamar e abramos as portas do coração para a gratidão

Ações em seu bairro
• Passeie em seu bairro com um gesto de gratidão por morar nele, agradeça o que ele lhe ensinou e envie votos de amor para todos os moradores do bairro.

Encerramos nosso último conteúdo de 2016 com a seguinte frase: REFLITA SOBRE TUDO QUE PASSOU. APRENDA COM O QUE VIVEU!!!

Agradecemos pela convivência em 2016 e desejamos um Feliz Ano Novo!

Equipe Ecobairro Feira de Santana – Redação do Viva Sustentável