O Programa Permanente Ecobairro – www.ecobairro.org.br –  que tem apoio institucional das Nações Unidas foi implantado em Feira de Santana, em 21 de setembro de 2013. No último encontro de final de ano em 2014, o Comitê Internacional de Mudanças Climáticas das Nações Unidas fez um apelo aos países:  temos 100 anos, ou seja, uma geração, para que as cidades implantem o desenvolvimento sustentável e a cultura de paz, sob o risco da humanidade não suportar os efeitos colaterais do atual modelo de desenvolvimento que degrada o meio ambiente. E isso só pode ser feito por pessoas conscientes da cidadania planetária, responsáveis com as futuras gerações. Feira de Santana começou a responder a esse apelo.

Com o objetivo de realizar um evento internacional com os Ecobairros do Mundo, para fortalecer os princípios que garantirão que as cidades se tornem sustentáveis e pacíficas, o Ecobairro Brasil visitou o Ecobairro do Chile em 2014. Em Feira, O Círculo Ecobairro do Papagaio abre as portas para acelerar esses passos, e mais, ouvir as experiências dos Ecobairros para ajudar-nos a tornar a cidade de Feira de Santana Sustentável e Pacífica, em um evento histórico!

“Um verão cheio de sol ilumina a cidade. Sobre as luxuosas avenidas de Feira de Santana, cai um murmúrio de luz festival.”                                                 Eurico Alves Boaventura (1909-1974)

Objetivos do encontro:

Geral:

Intercâmbio de experiências dos Ecobairros, para a construção do planejamento para uma Feira de Santana Sustentável e Pacífica.

Específicos:

  1. Integração de Ecobairros, como base para o primeiro encontro internacional de Ecobairros;
  2. Oferecer subsídios para Feira de Santana se tornar sustentável e pacífica e
  3. Oferecer subsídios para elaborar o plano de ação de 2015 para o Círculo Ecobairro Papagaio e outros que venham a surgir na Cidade de Feira de Santana.

Participarão do encontro:

Autoridades Públicas e Privadas, Organizações e Pessoas que representam a Educação, Cultura, Espiritualidade, Saúde, Economia, Ecologia, Comunicação e Política, Gestores de Condomínios, Lideranças de Comunidades e Cidadãos ativistas por um mundo melhor.

Programação:

  • Plantio de Árvore
  • Mesa de Abertura
  • Momento Cultural
  • Benção Inter-Religiosa
  • Palestra de abertura: UM APELO GLOBAL PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL E PACÍFICA
  • Compartilhando experiências – Ecobairros Chile, São Paulo, Salvador e Feira de Santana
  • Formação de grupos para aprofundamento nos princípios do desenvolvimento sustentável e cultura de paz
  • Apresentação do resultados dos grupos

 

Informações: feiradesantana@ecobairro.org.br

Local do evento:

Centro Diocesano de Cultura e Formação – Unidade Feira de Santana // Faculdade Católica                                                                        Av. Dom Jackson Berenguer Prado, s/n – Papagaio
44059-850 Feira de Santana – Bahia