A Rede Internacional de Plantio Global realizou neste ano de 2018, hoje, 18 de março, em mais de 80 cidades espalhadas pela mundo, plantios simultâneos, em sua maioria de árvores. Dessa forma podemos ajudar a restaurar a vida terrestre e ajudar na mudança global do clima, colaborando com a Agenda 2030 que estabelece as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, aprovados por 193 países em setembro de 2015 – https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ .

Em 2017 o Ecobairro Brasil apresentou à cidade de Feira de Santana a adesão ao Plantio Global, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais e o CONDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente da Cidade de Feira de Santana e várias organizações, veja como foi acessando o link http://vivasustentavel.eco.br/feira-de-santana-hoje-faz-plantio-global/  Mas este ano, o Plantio Global m Feira ficou sob a responsabilidade da sociedade civil organizada, veja como foi.

Plantio para um Feira VI Sustentável e Pacífico com a ONG Ubuntu

A organização não-governamental grupo Ubuntu, que tem sede no Feira VI, fez parceria com o Ecobairro Brasil para tornar o Feira VI um bairro sustentável e pacífico, e já estão dando inicio ao Plano de Bairro para alcançar esse fim. Hoje, por volta das 13h, o Plantio Global foi realizado na Praça do Feira VI com dois Ipês amarelos, um para germinar com a intenção da cultura de paz e o outro para a sustentabilidade. Dessa forma, essas árvores oxigenarão criando o clima de cultura de paz para um bairro sustentável. Um momento mais do que simbólico, um compromisso de cidadania planetária e em comunhão com a Rede Internacional de Plantio Global.

Plantio da Árvore Mãe Espiritual na Comunidade de São José 

A Rede Internacional de Plantio Global nasceu no dia de São José, o pai de Jesus, e é muito significativo tê-lo como guardião do Plantio Global, pois era um homem que vivia do ofício de marceneiro, quando árvores eram cortadas para disponibilizar a matéria prima para esses profissionais. Sabemos que ao cortar árvores é necessário ser feita a compensação, e como o mundo tem um passivo ambiental considerável, principalmente em relação às árvores na área urbana, o Plantio Global é uma necessidade urgente de recomposição ambiental, mas não se limita a esse dia, pois devemos plantar árvores se possível todos os dias, para que possamos restaurar nosso ecossistema dentro da área urbana.

A Comunidade São José no Alto do Papagaio, antes da procissão pelo dia de São José, acolheu o Plantio Global, quando plantamos um Ipê Rosa, como sendo a árvore que será a nutridora do plantio de árvores no bairro e em toda a cidade. O Padre Avelino Brugos – Nucleador de Espiritualidade do Ecobairro, conduziu o plantio como um ato espiritual, numa perspectiva de que plantar e cuidar da natureza é um ato sagrado.

 

Este ano a cidade de Feira de Santana dá sua contribuição à Rede Internacional de Plantio Global, desta vez para nascer bairros sustentáveis e pacíficos, graças à Fonte dos Milagres, local que acolheu o Plantio Global de 2017. Imagine o que acontecerá em 2019?!

Feira de Santana deseja que unidos possamos tornar nosso mundo sustentável, a partir de uma cidadania planetária nas cidades.

Por: Redação do Viva Sustentável