Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – Agenda 2030

Muitas reflexões globais foram feitas sobre a natureza, cujo esteio foi em 05 de junho de 1972, em Estocolmo na Suécia, quando representantes dos países foram sensibilizados sobre a importância de desenvolverem-se sem afetar os recursos naturais, numa data histórica que criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. A partir dali nasceu o primeiro órgão ambiental do mundo, o que estimulou os países a criarem seus Ministérios e Secretarias de Meio Ambiente. O início da mudança global, pois o desafio foi posto para a humanidade: como promover o desenvolvimento sem destruir a Casa Comum?

Com esse objetivo, algumas Conferências Globais, Fóruns e Encontros aconteceram ao longo dos anos para aprimorar a compreensão sobre a problemática ambiental, e cada vez mais foi se tornando evidente que a destruição ambiental é fruto dos desequilíbrios sociais e econômicos. Portanto, veio a reflexão sobre desenvolvimento sustentável, que equilibra as necessidades sociais com as ambientais e econômicas, levando em conta as futuras gerações.

Em 25 de setembro de 2015, quando as Nações Unidas – a maior obra de engenharia política do mundo, até agora registrada na história, completaram 70 anos, foram aprovados por 193 países, incluindo o Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, quando os países assumiram o compromisso de até 2030 implantarem políticas que garantam o desenvolvimento sustentável. Este plano de ação é conhecido como Agenda 2030. Conheça na integra no link https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

A contagem regressiva já começou, pois a responsabilidade de cumprir esta Agenda 2030, além de governos e organizações, é de toda a humanidade, a partir do indivíduo, sua casa, seu quarteirão ou condomínio e seu bairro.

O Ecobairro está dedicado intensamente em cooperar com os ODS. Para nós é um chamado à reconstrução do mundo com metas claras. Portanto, no meio do desmoronamento da civilização, já temos uma Agenda, e ela tem prazo: até 2030 – vamos agir!

A Cidade de Feira de Santana já assumiu o compromisso com a Agenda 2030: a Prefeitura decretou no dia 05 de junho de 2016 – Dia Mundial do Meio Ambiente, a criação do Comitê Municipal de Políticas Sustentáveis – CMPS, que unirá o poder público municipal com a sociedade civil organizada, para tornar a cidade sustentável a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; uma ação ousada e inovadora no Brasil. Parabéns, Feira de Santana!

Se quiser cooperar, contando-nos uma iniciativa que está realizando para fazer acontecer os ODS, envie uma mensagem para feiradesantana@ecobairro.org.br . Vamos fazer parcerias para a reconstrução do mundo, tornando-o sustentável e pacífico!

Por: Redação do Viva Sustentável