Esse é o tema do I Encontro Internacional “O Planeta é Sagrado e quer Paz!”, que será realizado pela Casa das Religiões Unidas, em Salvador-Bahia, de 26 a 29 de outubro de 2017 – em plena Primavera. O Ecobairro Brasil – www.ecobairro.org.br é uma das organizações parceiras na realização dessa bela iniciativa histórica, quando a Bahia de Todos os Santos reunirá diversas fés para refletir de que forma as Religiões, Grupos Espirituais e Indígenas irão contribuir para o maior desafio ambiental planetário: AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, na perspectiva da Espiritualidade.

A ciência vem dando uma contribuição efetiva com propostas ousadas para que os países adotem políticas austeras que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, o maior vilão das mudanças climáticas. A COP 21, que aconteceu em 2015, em Paris, é um marco de renovação nessas políticas. Realizar políticas sustentáveis sem demora é de suma importância, uma vez que as mudanças climáticas põem em risco a humanidade.

Mas, afinal, por que nossos avanços são poucos nas políticas de emissão de gases de efeito estufa, que é irmã do modelo econômico vigente, e grande motivadora de desequilíbrios sociais e ambientais?

Este evento da Bahia é uma luz no final do túnel, para vislumbrar como se pode mergulhar nesse tema, unindo ciência e espiritualidade. Afinal, o que as religiões podem nos dizer além do que a ciência vem nos dizendo? Tem algum mistério? Qual é a visão da espiritualidade sobre esse tema? Muitas perguntas já estão brotando, que farão deste encontro o início de um belo movimento de cidadania planetária com a participação ativa das sabedorias sagradas, que têm sido o alento do mundo, em todas as crises da história da humanidade. Além disso, o evento abordará sobre Cultura de Paz e Liberdade de Crença, que ajudará a fortalecer a cooperação inter-religiosa e a erradicação da violência por motivação religiosa.

A URI – sigla inglesa que significa Iniciativa das Religiões Unidas – www.uri.org, enviará representantes globais da América Latina do Caribe e do Brasil para participarem do encontro. A URI é o maior movimento inter-religioso internacional com sede em São Francisco – EUA, que tem mais de 883 círculos de cooperação espalhados em mais de 102 países, cujo mote é “Compartilhar o Sagrado para Servir ao Mundo” com participação ativa nas Nações Unidas.

O I Encontro visa dar inicio à Aliança Global de Religiões para as Mudanças Climáticas e cooperar com a Agenda 2030 das Nações Unidas, portanto, um evento histórico.

A Casa das Religiões Unidas nasceu em Salvador – Bahia, em 10/10/2010, e atua em três eixos: Reconciliação com a Natureza, Liberdade de Crença e Cultura de Paz.

Saiba mais pelo site www.casadasreligioesunidas.org.br e aproveite para garantir a sua vaga.

Redação do Viva Sustentável