mutirao

 O Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV realizou, no último sábado, dia 28-03​-15​, um mutirão que reuniu pais, estudantes, professores, funcionários e comunidade para restaurar, conservar e embelezar o ambiente escolar, patrimônio de todos.

​O Programa Semeando a Paz para o cultivo de um Ambiente Sustentável, desenvolvido em parceria Ecobairro e  CETV​, ​permitiu uma organização​ pedagógica, além de realizar a mobilização, coleta de doações no bairro e realização das tarefas no dia do evento. Foram sensibilizados 16 pais no total e 3 estudantes de cada turma, todos voluntários. As atividades foram realizadas com alegria, num clima de cooperação e solidariedade.

A atuação do grupo e de cada um que viveu esta rica experiência, demonstra que podemos ampliar nossa visão de educação, percebendo que é possível mobilizar a comunidade e agir.

No cenário do mutirão, momentos inesquecíveis: o Sr. João, pai, sempre acompanhado do João, filho, pintando várias salas de aula e fazendo pequenos consertos: um exemplo que o João, estudante do 6o. ano, nunca esquecerá; a mãe que varria a escola incansavelmente durante quase todo o dia; amigos da escola, que mesmo sem fazer parte da comunidade, demonstravam alegria em servir; estudantes que não se limitavam ao espaço da sua sala de aula e ofereciam ajuda em todos os espaços.

Esses exemplos e tantos outros refletem uma escola que extrapola os seus muros e influencia a comunidade…uma escola que ensina e também aprende na Escola da Vida! Parabéns, CETV! Parabéns, Ecobairro!​ Parabéns, todos que participaram do Mutirão!​

Veja alguns depoimentos dos que lá estiveram:

“Ainda temos muito a fazer: jardins, portas, horta, canteiros, muro, mas com essa equipe que conseguimos e que se colocou à disposição, chegaremos à nossa meta: CETV sustentável e pacífico.”

“Foi lindo ver em cada gesto , rosto, expressão e mãos , a garra, a força e a vontade de mostrar : “estou  ajudando, estou colaborando , sou parte disso” . Peçamos a Deus que abençoe cada ser  que, direta ou indiretamente, colaborou com esse mutirão … Os pais , alunos, professores, doadores de material , aqueles que nem estudam na escola, enfim , a todos aqueles que colaboraram e continuarão colaborando por uma educação sustentável e pacífica ! Todos merecedores de bênção e de descanso agora”.

O esforço de educar para um desenvolvimento sustentável e pacífico​ ​é infatigável. Descansamos para repor nossas energias e continuar avançando. O mutirão teve todo um trabalho pedagógico na perspectiva da educação sustentável e pacífica: na economia, mobilizamos doações de materiais junto aos comerciantes do bairro, num gesto nobre de economia solidária; no social, o clima de integração entre famílias, alunos, professores, funcionários e diretoria escolar nos fez alegres, e vimos que quando estamos unidos tudo é possível de ser realizado; na educação, a provocação da reflexão sobre o papel do mutirão; e na área ambiental, a busca pela beleza interior das salas, já visando cuidar das áreas verdes e das questões ambientais, abre um caminho de integrar o conhecimento com a prática.

Estamos aprendendo no fazer e temos como meta encerrar o ano letivo de 2015 com uma escola que expresse seu aprendizado de tornar o ambiente sustentável e pacífico, “de dentro para fora, de fora dentro, a toda hora, a todo momento, de dentro para fora, de fora para dentro”, como na letra dessa canção.

Veja algumas imagens do mutirão em nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.766323486807968.1073741830.675328809240770&type=3