O Ecobairro de Feira de Santana fez a primeira formação de Agentes Ecobairro para Condomínios no Viva + Papagaio, cujo marco foi dia 20 de novembro de 2014 – Dia da Consciência Negra, quando nasceu o Círculo Ecobairro Papagaio.

Em quatro encontros o grupo de moradores que se abriu para essa mudança de vida, vivenciou quatro dimensões, conhecidas como a escala Ecobairro de transformação: no Individuo, na Casa, no Quarteirão/Condomínio e no Bairro.

Esse Curso propiciou transformações dos participantes, criando o clima de uma vida sustentável e pacífica.

A escala de transformação do Ecobairro propicia a reconciliação com a natureza através dos seus quatro elementos. Veja as correspondências:

  • Indivíduo = Elemento ÁGUA: aqui nos conscientizamos de nossas emoções; purificação da água que ingerimos e fazemos uso para nossa higiene, assim como da água que circula em nosso corpo representado pelo sangue e conexão com a água da vida! Pacificação pessoal e descoberta de nossa ecologia interior.
  • Casa = Elemento TERRA: aqui nos conscientizamos do que o elemento terra nos oferece através das construções de nossas casas, sem terra não temos casa e não temos alimento. Pacificação com seu primeiro núcleo social: a família e transformações do seu habitat.
  • Quarteirão/condomínio = Elemento AR: aqui nos conscientizamos do espaço, do ar que respiramos e da propagação do som da nossa comunicação, sem ar não respiramos, se o ar está poluído adoecemos, o clima depende do ar. Pacificação e integração com a comunidade do entorno de sua casa.
  • Bairro = Elemento FOGO: aqui nos conscientizamos da forma de como pensamos, nossas crenças. Se temos ideais rígidos e não buscamos os pontos comuns, geramos conflitos e a busca por interesses egoístas; a vida em comunidade requer uma visão clara do bem comum entre todos os envolvidos e para isso é necessário abrir mão dos seus interesses pessoais e grupais para o benefício de todos. Pacificação de uma porção da cidade.

O Ecobairro está ocupado em criar a cultura de uma cidade sustentável e pacífica. O foco é a cidade, mas começando pelo indivíduo consciente, atuando onde ele estiver com o pensamento global e com ação local. Essa mudança é cultural e processual e, à medida que um número X de pessoas muda seus hábitos, todo o coletivo muda. A sustentabilidade cobra ações. Não podemos pensar só em sustentabilidade, temos que fazer sustentabilidade.

O Círculo Ecobairro Papagaio é composto pelos que fizeram parte da formação, assim como de pessoas e organizações que estão no bairro ou próximo dele, em perfeita relação com os 8 Núcleos do Ecobairro: Educação, Saúde, Cultura, Espiritualidade, Comunicação, Ecologia, Economia e Política. Sempre buscando o equilíbrio entre as necessidades sociais, com as econômicas e  ambientais.

O Bairro Papagaio é significativo para dar início a este movimento em Feira de Santana, pois em sua história diz que lá funcionava o Instituto do Fumo e depois a Diocese deu início a grande mudança, implantando o Centro de Formação de Padres a Faculdade Católica de Feira de Santana e região. Além disso, sedia o Mosteiro das Irmãs Clarissas, o único da Bahia. São Clarissas porque elas seguem os princípios de Santa Clara, aquela que junto com São Francisco iniciou o movimento Franciscano dentro da Igreja Católica. Todo o processo de evangelização cristã no nordeste do Brasil se deu pelos Franciscanos. O Ecobairro em seu Núcleo de Espiritualidade é inter-religioso e valoriza a liberdade de crença, incluindo a todos pelo amor e pela paz. São Francisco é conhecido como o Santo Ecológico, pois é um exemplo de harmonia com a natureza e amava os animais. E por falar em animais, o nome do bairro Papagaio se deu por conta da grande quantidade de papagaios que havia na região, e o papagaio é uma ave que vive com uma única fêmea em cativeiro por 50 anos e fora dele por 80 anos, além disso, imita a voz humana. Podemos dizer que é o animal que fala a nossa língua. Portanto, é símbolo ideal para o movimento de sustentabilidade, além de em sua maioria ter a cor verde, a cor da sustentabilidade.

As reuniões do Círculo Ecobairro Papagaio serão itinerantes e o próximo encontro será organizado pela Unidade de Saúde da Família do bairro, em dezembro de 2014, e, em fevereiro de 2015, o Centro Diocesano sediará o encontro de Planejamento para 2015.

Se você quer participar desse movimento por uma cidade sustentável e pacífica a começar pelo bairro Papagaio, seja bem-vindo! Envie uma mensagem para feiradesantana@ecobairro.org.br