O Ecobairro Brasil lançou, ontem, 21 de novembro, o Curso Semente Ecobairro, no III COBEAI – Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, que está acontecendo até o dia 24, na UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco.

O Minicurso Semente Ecobairro, com 4 horas de duração, tem o objetivo de “Desenvolver a consciência de cidadania planetária, para ser sustentável em seus estilos/hábitos de vida, aplicando os conhecimentos em si, em sua casa/escola/ambiente de trabalho, em seu quarteirão ou condomínio e em seu bairro, cooperando para tornar a cidade e as comunidades sustentáveis e pacíficas e oportunizando o florescimento de ecobairros.”

Num clima descontraído de vivência e convivência, o Ecobairro utiliza a Pedagogia da Mãe, com seu DNA que envolve oito áreas da sociedade: Educação, Cultura, Espiritualidade, Economia, Ecologia, Saúde, Comunicação e Política, estimulando mudanças de hábitos através da escala de transformação: indivíduo, casa(escola), quarteirão ou condomínio e o bairro. Além disso, integra em sua pedagogia os 4 elementos da natureza com os pilares de uma nova educação da UNESCO e a cultura de paz.

Os participantes do Minicurso expressaram-se, no final da atividade, no Círculo do Conselho – técnica utilizada em comunidades sustentáveis para trazer ao grupo o que ficou em cada um e em comunhão com o grupo, e aqui se destacam algumas falas:

“Emocionada com o que vivi neste minicurso. Pude perceber como em tão pouco tempo tivemos uma harmonia em grupo e que é possível fazer algo por um mundo sustentável”

“Como é fácil aplicar os ODS – Agenda 2030/ONU, usando a escala de transformação do Ecobairro.”

Assim, o Ecobairro promove uma cidadania planetária, plantando sementes nos corações humanos, para que os ecobairros possam nascer e concretizar cidades e comunidades sustentáveis permeadas por cultura de paz.

O Ecobairro Brasil agradece a Deus, ao seu Grupo de Educadores que se dedicaram à construção desta proposta pedagógica e aos participantes do primeiro minicurso SEMENTE ECOBAIRRO, que, com amor e dedicação, permitiram germinar a semente que irá se espalhar pelo Brasil. Um agradecimento especial à UNIVASF, que vem realizando este belo encontro de educação ambiental interdisciplinar, reunindo vários educadores do Brasil.

Por: Redação do Viva Sustentável