O Ecobairro Brasil lança nesta quinta, 24/08, em Feira de Santana, o Projeto Rede de Rádio Escolar Geração Sustentável. Uma iniciativa do Núcleo de Comunicação do Ecobairro em Feira de Santana.

O Projeto visa incentivar/fortalecer a criação de rádios escolares em interação com rádios locais, para o protagonismo juvenil rumo à cidadania planetária, visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – Agenda 2030 das Nações Unidas. Um das metas dos ODS é promover a educação de qualidade, visando uma educação para o desenvolvimento sustentável, estilos de vida sustentável, promoção de cultura de paz, entre outros.

Como parte do Projeto, oficinas capacitarão os jovens sobre:
1. Locução para Rádios
2. Cidadania Planetária
3. Organização de Rádio Escolar
4. Leitura e escrita de textos para rádio
5. Tecnologias de rádio

Além disso, os jovens visitarão e conhecerão rádios da cidade, assim como serão estabelecidas parcerias, integrando rádios escolares e rádios profissionais.

Rádio Escolar do Colégio Estadual Teotônio Vilela dá início ao Projeto

O Ecobairro é parceiro do Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV, em Feira de Santana, desde 21 de setembro de 2013, quando criaram o Programa Semeando a Paz para o Cultivo de um Ambiente Sustentável. Em 2016, a professora Consuelo Penelu Bitencourt, que é professora do CETV e também Nucleadora de Comunicação do Ecobairro, fez uma especialização pela Universidade Federal da Bahia em Espaços Educadores Sustentáveis, tendo como objeto de estudo, a comunicação sustentável, quando alguns estudantes desenvolveram atividades envolvendo a produção de: fanzines, jornal escolar, jornal mural, blog e rádio escolar. Essas iniciativas se fortaleceram, inclusive com apresentação na Feira de Ciências do Colégio.

Este ano, a pulsação sobre comunicação se intensificou, o que despertou em alguns estudantes a reativação da Rádio Escolar, que havia sido inaugurada em 2009, pelo professor Alberto Amorim, com o conceito de web rádio e tendo como patrono o saudoso jornalista da Rádio Sociedade AM de Feira de Santana, Edval Souza. Um dos estudantes que acabara de concluir o ensino médio no CETV, Ygor Oliveira, tendo participado da Rádio Escolar durante a Feira de Ciências, num gesto de amor pelo Colégio, iniciou um movimento para a reativação da rádio escolar.

Finalmente, a rádio do CETV foi reativada, o que animou a todos, e o Ecobairro, por ter um quadro sobre sustentabilidade na Rádio Sociedade AM de Feira de Santana, que vai ao ar todo sábado de nome Viva Sustentável, no Programa Sociedade e Você do Frei Cal e Roberto Tourinho, o primeiro da cidade no gênero, resolveu apoiar a iniciativa com o Projeto Rede de Rádio Escolar Geração Sustentável. Os jovens hoje denominaram a rádio do CETV de Nova Mix, mantendo como patrono o jornalista Edval Souza.

Início da primeira Oficina Locução para Rádio

Aberto o Projeto pela Diretora do CETV – Maria da Conceição e Paullo Santos do Ecobairro Brasil

Com a parceria do Ecobairro com a Rádio Sociedade AM de Feira, foi aberto o Projeto, nesta quinta, 24/08, pela manhã, com uma aula magna com o Superintendente da Rádio, o Frei Vandeí Santana, que abordou com maestria a Fábula do Mito do Cuidado, que traz com clareza a importância de desenvolver o cuidado consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com Deus, fazendo uma relação desse mito com as ações da rádio escolar.

O professor Carlos Alberto, que é professor do CETV e também radialista na Rádio Povo, facilitou a primeira Oficina de Locução para Rádio. Os estudantes interessados em fazer parte da Rádio Escolar do Teotônio Vilela, durante quatro horas, puderam apreender muito sobre o tema, com direito a certificado. A Oficina abordou de forma teórica e prática como ser um(a) locutor(a) de rádio. Foi envolvente e rico esse momento, e os jovens ficaram animadíssimos com o Projeto.

Repercussão nas rádios locais

Os representantes do Ecobairro e Ygor Oliveira estiveram presentes neste sábado, 26/08, falando sobre o Projeto, na Rádio Povo – Programa Rádio Revista dos professores Gerinaldo Costa e Carlos Alberto e na Rádio Sociedade AM de Feira de Santana – Programa Sociedade e Você do Frei Cal e Roberto Tourinho, onde as ideias de uma vida sustentável e pacífica entraram nas ondas do rádio em nossa cidade.

O próximo passo é viabilizar recursos para a implementação do Projeto na íntegra. Mas até lá, as oficinas de capacitação continuarão a acontecer, com a participação de educadores de forma voluntária.

O Ecobairro agradece pela parceria de todas as pessoas e organizações envolvidas para que o Projeto Rede de Rádio Escolar Geração Sustentável possa ser um veículo de protagonismo juvenil para um mundo sustentável e pacífico, a partir das futuras gerações que estão conosco: os Ecojovens.

Redação do Viva Sustentável