O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Sr. Frederico Lacerda, esteve no Município de Santa Bárbara, na manhã desta quarta (10), e participou do evento que aconteceu no auditório do Colégio Estadual São José, onde foi lançado o macroprojeto Nossa Santa Bárbara Sustentável. A partir desse evento o Município de Santa Bárbara assumiu o compromisso com a Agenda 2030 – que contém os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O evento reuniu no Auditório do Colégio Estadual São José um público estimado em mais de 400 pessoas entre estudantes e lideranças de diversas organizações. A ênfase na participação dos estudante se dá pelo motivo de que toda política para o desenvolvimento sustentável deve incluir as futuras gerações.

Também participaram do evento representantes do governo estadual, além de lideranças políticas de nossa e de outras cidades, para conhecerem a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ONU, tema apresentado pelo representante do PNUD.

A Agenda 2030 é um compromisso aprovado em 2015 por 193 países, inclusive o Brasil, na qual 17 macrometas e 169 metas apresentam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que deverão ser cumpridas até o ano de 2030, num compromisso de cidadania planetária – a nova política do século XXI.

Segundo o governo municipal “a iniciativa foi fruto de discussões internas que visavam o aprimoramento da gestão, considerando a necessidade de Santa Bárbara se integrar às políticas globais previstas na Agenda 2030” e que agora faz aliança com a ONU.

De acordo com o prefeito da cidade, Professor Jailson, o desenvolvimento sustentável é a “harmonia entre as necessidades sociais com as ambientais e econômicas, num novo modelo de fazer política que transcende partidarismos”. “Todos aqui desejam se engajar no princípio de cidadania planetária, em que temos a clareza do que ocorre no município afeta o planeta e vice-versa”, complementa ele.

Na iniciativa intitulada Nossa Santa Bárbara Sustentável, foram definidas ações de curto, médio e longo prazo, contidas no PPA, levando em conta as dimensões social, ambiental e econômica, para que, com apoio da população, os compromissos assumidos sejam cumpridos.

Além isso foi elaborado num processo de construção conjunta a Missão, Visão e Valores que sustentarão o macroprojeto NOSSA Santa Bárbara Sustentável.

O evento encerrou num belo gesto em que o representante do PNUD Frederico e o Prefeito Jailson, dirigiram palavras para os jovens estudantes, porque eles representam as futuras gerações no presente que continuarão o que foi iniciado neste dia para longo prazo, afinal Nossa Santa Bárbara Sustentável é um plano de estado e de cidadania planetária e não um plano de governo.

Aguardem mais notícias e FAÇA PARTE.

Fonte: ASCOM | Prefeitura Municipal de Santa Bárbara – Governo de Todos

Fotografias: Iuri Almeida