O Viva Sustentável, depois da reconciliação com a natureza pelos seus quatro elementos, no ADVENTO, agora fala sobre o NATAL ECOLÓGICO.
O elemento AR nos trouxe um clima de esperança, o elemento Terra a certeza do caminho, o elemento Água as emoções refinadas e o FOGO a pureza de coração. Tudo isso para fazer florescer em nós o NATAL ECOLÓGICO.

Historicamente, o NATAL, que representa o nascimento de JESUS, permite um clima de confraternização, aproximação entre famílias e amigos, mensagens de amor por todos os meios de comunicação, a busca da paz, a doação de presentes – inclusive com estímulos filantrópicos, um exercício coletivo de doação, um clima de fraternidade e paz em nossa casa comum: a Terra.

A Ecologia, que é a ciência que estuda a casa comum, nos convida a fazer uma reflexão sobre a necessidade de termos uma visão de mundo que englobe todas as necessidades da humanidade, principalmente os recursos naturais.

Se entendermos que o Cristo veio para o planeta, perceberemos que ELE foi aguardado por todos seres, e, se observamos onde nasceu o Cristo histórico, veremos que seu nascimento foi no berço da simplicidade e em harmonia com a natureza, até porque toda a vida DELE era de simplicidade, mostrando que ELE nasce em locais simples e em ambientes naturais, assim como ensinava, utilizando exemplos da natureza.

O NATAL ECOLÓGICO foi implantado pelo Cristo, sua prática é de uma vida sustentável, Ele ensinou como atuar nas dimensões sociais, ambientais e econômicas com total precisão.

Veja alguns trechos que ELE recomenda para cada dimensão da Sustentabilidade:
Na dimensão social: Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês.
Na dimensão ambiental: Todas as coisas foram feitas por intermédio de DEUS; sem DEUS, nada do que existe teria sido feito.
Na dimensão econômica: Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta.

Como você pode observar, podemos encontrar respostas para um NATAL ECOLÓGICO nos ensinamentos do Cristo, nesta época em que, na Encíclica da Ecologia Louvado Seja, o Papa Francisco nos convoca com urgência para uma CONVERSÃO ECOLÓGICA, quando diz: “Convido todos os cristãos a explicitar esta dimensão da sua conversão, permitindo que a força e a luz da graça recebida se estendam também à relação com as outras criaturas e com o mundo que os rodeia, e suscite aquela sublime fraternidade com a criação inteira que viveu, de maneira tão elucidativa, São Francisco de Assis.”

Em comunhão com o NATAL ECOLÓGICO, sugerimos algumas atitudes:
Ações em você
• Reflita o que é necessário para fazer nascer em você o amor por todos os seres que compõem a casa comum: a Terra
• Lembre-se como e onde foi o nascimento do Cristo, inspire-se nesta meditação e dê início a sua conversão ecológica, identificando o obstáculo interior que está impedindo você de fazer um plano de estilo de vida de harmonia com a natureza, a economia e seu grupo social
Ações em sua casa
• Faça uma ceia ecológica, com frutas e sucos, um natal mais natural possível e reflita com a família o que é preciso fazer para sermos simples e vivermos em harmonia com as dimensões: social, ambiental e econômica numa cultura de paz
Ações em seu quarteirão ou condomínio
• Converse com a vizinhança sobre a importância do NATAL ECOLÓGICO e crie o clima de uma vizinhança movida por relações pacificas e fraternas
Ações em seu bairro
• Planeje com as lideranças de seu bairro para que no próximo ano seja realizado, numa praça, um NATAL ECOLÓGICO.

Encerramos sobre o NATAL ECOLÓGICO com um trecho da ORAÇÃO CRISTÃ COM A CRIAÇÃO da Encíclica da Ecologia:
Filho de Deus, Jesus,
por Vós foram criadas todas as coisas.
Fostes formado no seio materno de Maria,
fizestes-Vos parte desta terra,
e contemplastes este mundo
com olhos humanos.
Hoje estais vivo em cada criatura
com a vossa glória de ressuscitado.
Louvado sejais!

Feliz Natal Ecológico!

Por Consuelo Penelu e Paullo Santos – Redação do Viva Sustentável