Identificação da Instituição Realizadora

Nome: Programa Permanente ECOBAIRRO

Apoio institucional: Nações Unidas – ONU

Instituição responsável no Brasil: Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil

Responsável em Feira de Santana: Paullo Santos

CNPJ: 03.591.560/0001-56

Endereço: Av. Estados Unidos 528 sala 1213 Comércio- Salvador- Bahia

CEP: 40010-020

Site: www.ecobairro.org.br / e-mail: feiradesantana@ecobairro.org.br

Identificação da Iniciativa

Título: NOSSA Feira Sustentável.

Responsável pelo projeto: Programa Permanente ECOBAIRRO.

Área de Abrangência: Município de Feira de Santana-Ba.

Público-alvo: Pessoas e organizações públicas e privadas ligadas aos oito Núcleos de Sustentabilidade para se tornarem Agentes Ecobairro.

Período previsto: Aproximadamente 12 meses.

Parceria pública: Prefeitura Municipal de Feira de Santana-Ba.

Secretaria articuladora: Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais

Apoio no planejamento estratégico

Nome: GEPLANE CONSULTORIA, ASSESSORIA E PROJETOS LTDA.

Responsável Legal: GEPLANE

CNPJ: 21.558.111/0001-98

Endereço: Rua Comandante Almiro, n°36, Sala 01ª, Kalilândia, Edf. Shopping Kalilândia.

Telefone: (75) 3488-0035/ 9131-5168/ 8284-7579

Site: www.geplane.com.br / e-mail: atendimento@geplane.com.br

 

SOBRE A INSTITUIÇÃO REALIZADORA

O Ecobairro é um Programa Permanente do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil com apoio institucional das Nações Unidas. O Programa nasceu da ideia de levar para o ambiente urbano alguns dos princípios praticados nas Ecovilas, um movimento que já está presente em cerca de 15.000 localidades em todo o mundo.

Missão

Alicerçados nos princípios da Cultura de Paz, da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e inspirado nas experiências das Ecovilas, vamos semear nos bairros da cidade experiências vivas de sustentabilidade. As mudanças de consciência devem atingir os indivíduos, sua casa, seu bairro, sua cidade e o Planeta. Compartilhando nossa Visão de Mundo e Princípios resgataremos uma vida em comunidade no bairro, fortalecendo o vínculo afetivo com o lugar e despertando o cuidado entre todos os seres.

Visão

Em nosso meio urbano, surgem bairros sustentáveis, como fruto natural da consolidação do exercício da vida em comunidade, que cuidam de todos os seres, do meio ambiente e do Planeta. Formam-se assim, redes de cooperação onde a criatividade, harmonia e diversidade, inspiram nossas ações, num movimento contínuo de reconciliação, em que antigos saberes dão as mãos às mais novas descobertas científicas, apoiando a sustentação da vida.

Objetivo

Nosso objetivo maior é resgatar o bem-estar e o vínculo com o lugar em que moramos na cidade. Diz a sabedoria popular que “quem ama, cuida”. Se não conhecemos nosso bairro ou mesmo nossa rua, como poderemos cuidar deles?

Da mesma forma, se não sabemos quem são nossos vizinhos, como poderemos pensar em soluções criativas para problemas que afetam a todos?

Por isso, a nossa intenção é formar agentes locais, capazes de construir seus próprios caminhos com autonomia, buscando o consenso nas decisões coletivas.

RESUMO DO NOSSA FEIRA SUSTENTÁVEL

Cooperar com a cidade de Feira de Santana na interface com a população para, unidos, tornar uma cidade com referência sustentável e pacífica, realizando cursos de agentes para formação de Círculos de Sustentabilidade nos bairros na direção de torná-los ECOBAIRROS.

INTRODUÇÃO

O NOSSA FEIRA SUSTENTÁVEL, será realizado na cidade de Feira de Santana-Ba, segunda maior do estado e primeira da região Nordeste que não é capital, procura satisfazer as necessidades da geração atual e futura, implica possibilitar às pessoas a atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

A sustentabilidade no ambiente urbano deve estar presente na educação dos indivíduos, seja ela formal, livre e no processo de autoeducação. A ação é a melhor parte da educação, a prática diária é a forma mais rápida de se colher resultados no decorrer dos anos.

Temos visto a situação de São Paulo, um Estado que se dedicou ao enriquecimento e hoje não tem recursos financeiros para resolver o problema da água.

Feira de Santana em profundo crescimento precisa decidir, entre o velho modelo de desenvolvimento que esgota os seus recursos renováveis, ou investe em definitivo para se tornar uma cidade sustentável, uma cidade que possa continuar acolhendo pessoas de diversos lugares do planeta, mas cuidando de seu patrimônio natural e cultural, para que as futuras gerações possam se desenvolver nas dimensões social, ambiental e econômica. Associado a isso, a cultura de paz deve fazer parte do estilo de vida de seus habitantes, pois a violência urbana já matou mais pessoas que as duas guerras mundiais juntas.

Essa mudança só é possível com o engajamento da sociedade, e lado a lado com o poder público e privado consolidar ECOBAIRROS para finalmente termos uma cidade sustentável e pacífica.

 

JUSTIFICATIVA

A Cidade de Feira de Santana respondeu ao apelo das Nações Unidas para se tornar uma CIDADE SUSTENTÁVEL no I ENCONTRO DE ECOBAIRROS POR UMA FEIRA DE SANTANA SUSTENTÁVEL E PACÍFICA EM 28/02/2015 na Faculdade Católica.

A urgência de implantar esse modelo faz com que realizemos ações continuadas em todos os setores da sociedade.  Destacamos em especial a governança, tanto na democracia representativa quanto na participativa para consolidar uma cidade de todos.

Feira de Santana se assemelha a São Paulo pela sua pujança comercial, desenvolvimento e trabalho, recebendo pessoas de toda parte do Brasil e do mundo. Alguns passam, outros ficam, e outros vão e voltam. Uma cidade cosmopolita.

Isso tem seus aspectos positivos e negativos e muitos perguntam qual a identidade de Feira de Santana? E para qualificar essa identidade é necessário mais do que planejar Feira de Santana, temos que amá-la, e desenvolver naqueles que são permanentes e flutuantes o sentimento de pertencimento que nos faz cuidar e preservar. Para isso temos que afirmar que ela é NOSSA, e mais, uma cidade do futuro no presente: SUSTENTÁVEL.

Para tanto, o ECOBAIRRO apresenta ao Governo Municipal o Projeto NOSSA FEIRA SUSTENTÁVEL e recebe apoio.

PÚBLICO ALVO

  • Pessoas e organizações públicas e privadas ligadas aos oito Núcleos de Sustentabilidade para se tornarem Agentes Ecobairro.

OBJETIVOS

Geral

  • Cooperar com a Cidade de Feira de Santana em interface com a população para, unidos, tornarmos Feira de Santana uma referência de cidade sustentável e pacífica.

Específicos

  • Cooperar com a Prefeitura oferecendo subsídios para integração das políticas públicas na direção de uma cidade sustentável e pacífica, integrando Feira de Santana na rede nacional e internacional das cidades sustentáveis.
  • Realizar cursos para gerar agentes de transformação para formação de Círculos de Sustentabilidade, visando constituir ECOBAIRROS.
  • Integração entre Prefeitura e população através dos Círculos de Sustentabilidade para gerar subsídios na construção de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Meta

  • Formar Círculos de Sustentabilidade no período aproximado de 12 meses, qualificando pessoas para atuar nos bairros e cooperar nas políticas públicas, sensibilizando a população para a sustentabilidade e cultura de paz na cidade de Feira de Santana-Ba.

 

AÇÕES

  • 1 – Realizar encontros Inter secretariais para que a sustentabilidade seja transversal em todas as Secretarias e cooperar na formação de um Comitê Inter Secretarial de Sustentabilidade.
  • 2- Realizar Cursos de Agentes Ecobairros para formação de Círculos de Sustentabilidade nos bairros na direção de torná-los ECOBAIRROS
  • Realizar um evento integrando as iniciativas do item 1 e do item 2 para identificar bases para interface entre a população e o governo municipal para fortalecer as políticas públicas na direção de uma cidade sustentável e pacífica.
  • O prazo inicial de execução é de 12 meses, podendo ser alterado de acordo com o desenvolvimento das atividades. Após esse período será feita uma avaliação do projeto, identificando os próximos passos.

EQUIPE TÉCNICA DO ECOBAIRRO

Nome do profissional Vínculo profissional Formação ou qualificação profissional Função no Projeto
Consuelo Penelu Voluntária Ecobairro Licenciada em letras vernáculas Núcleo comunicação
Galba Lima Voluntária Ecobairro Licenciada em História Núcleo cultura
Janete Jane Rezende Voluntária Ecobairro Licenciada em Biologia Núcleo ecologia
Milena Marinho Voluntária Ecobairro Licenciada em letras vernáculas Núcleo educação
Neryvan da Silva Voluntário Ecobairro Técnico Agropecuário Núcleo Saúde
Padre Avelino Voluntário Ecobairro Teologia Núcleo Espiritualidade
Paullo Santos Voluntário Ecobairro Publicitário, Contador e Designer em Sustentabilidade. Coordenador e Núcleo Política
Renilza Amaral Voluntária Ecobairro Agente Comunitário de Saúde Núcleo Saúde

VIABILIDADE ECONÔMICA

Durante a execução do Projeto, poderão surgir subprojetos de intervenção ou novos projetos direcionados para a sustentabilidade. A viabilização do mesmo será construída de forma cooperada com os envolvidos com busca de patrocínios, exercitando a ECONOMIA VERDE.

QUER PARTICIPAR?

Envie um e-mail para feiradesantana@ecobairro.org.br e informe como você e/ou sua organização pode participar.