A Nucleadora de Comunicação do Ecobairro Brasil em Feira de Santana, Consuelo Penelu, apresentou um artigo científico para o III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco em Juazeiro, em 24 de novembro, com o título: Viva Sustentável – novos estilos de vida nas ondas do rádio.

O quadro Viva Sustentável, no rádio, é uma realização do Ecobairro Brasil, em parceria com a Rádio Sociedade AM de Feira de Santana, dentro do Programa Sociedade e Você, que vai ao ar todo sábado, entre 14h e 16h. A veiculação do quadro, vem acontecendo ininterruptamente desde 18 de julho de 2015.

Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Mestranda em Letras/Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis – UFBA. Nucleadora de Comunicação do Ecobairro Brasil em Feira de Santana, é a Coordenadora desta iniciativa que começa a se consolidar e se multiplicar em rede.

Sobre o Quadro Viva Sustentável:
Ao perceber uma lacuna, nas emissoras de rádio, sobre informações que possam estimular novos estilos de vida para um mundo sustentável, o Ecobairro Brasil em Feira de Santana, criou o Quadro Viva Sustentável. Planejado como gênero de rádio que comunique e interaja com o público ouvinte, produzindo educação sustentável informal, pautada nos princípios do Ecobairro e na Agenda 2030 das Nações Unidas.
Seu objetivo é comunicar conteúdos educativos socioambientais, visando a sensibilização para reflexões sobre cuidados consigo mesmo, com o outro e com o planeta, a fim de colaborar com a mudança de estilos de vida.
O Viva Sustentável tem o gênero de programa temático, com duração média de 8 minutos, que sugere ações no indivíduo, na casa, no quarteirão ou condomínio e no bairro. Essa é a pedagogia de transformação do Ecobairro. A Rádio Sociedade AM de Feira de Santana é histórica, pois é a primeira rádio AM do interior da Bahia e a primeira a apresentar ao ouvinte um quadro sobre sustentabilidade na cidade e região. O quadro se tornou, no Programa Sociedade e Você, um campeão de audiência, já que muitos ouvintes “aguardam ansiosamente sua veiculação”, como é dito pelo âncora do Programa, o Frei Cal.
O quadro é apresentado por duas vozes, feminina e masculina, Consuelo Penelu e Paullo Santos, que é Nucleador de Política e Governança do Ecobairro Brasil em Feira de Santana. É um quadro permeado de informações que se transformam em conhecimento, sempre num espírito educativo.


Expansão:

Por conta do Quadro Viva Sustentável, a inserção no rádio se expandiu com mais dois projetos importantes Fundação Santo Antônio:
1. Pulsar Verde: dicas de como ser sustentável na rádio FM Princesa, veiculado diariamente e
2. Rede de Rádio Escolar Geração Sustentável: que capacita jovens em cidadania planetária e cria rádios escolares. Já começamos no Colégio Estadual Teotônio Vilela e no próximo ano mais uma escola já quer aderir a iniciativa.

Um quadro que nasceu com o objetivo de disseminar a sustentabilidade para novos estilos de vida, agora se expande e se integra à rede de educação, mostrando o quanto a EDUCAÇÃO informal pode viver em harmonia com a formal, de mãos dadas para um mundo sustentável e pacífico. Portanto, um modelo que a educação ambiental interdisciplinar poderá fazer uso. E assim avançamos com a excelente contribuição das ondas do rádio.

O Ecobairro Brasil aproveita para agradecer à parceria com a Fundação Santo Antônio por ousar em disponibilizar suas emissoras para novos estilos de vida sustentáveis.

Ouça um quadro clicando no link https://www.chirbit.com/VivaSustentavel

Por: Redação do Viva Sustentável