No dia 20 de setembro  o Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV e o ECOBAIRRO Feira de Santana celebraram o Dia Internacional da Paz – ONU, 21, uma data especial para a humanidade, mostrando os avanços do Programa Semeando a Paz para o Cultivo de um Ambiente Sustentável que foi lançado no ano passado na mesma data. O segundo período desse Programa começa logo após o Dia Internacional da Paz, 22 de setembro.

O Dia Internacional da Paz instituído pelas Nações Unidas, 21 de setembro, é fruto das Assembléias Globais com os países membros. É uma data em que a ONU pede o cessar fogo, seja qual for o motivo, e é uma oportunidade para os países repensarem suas políticas de paz.

Em 2013, o CETV e o ECOBAIRRO celebraram o Dia Internacional da Paz e deram início ao Programa Semeando, que se inspira nos princípios da Cultura de Paz e na educação para o desenvolvimento sustentável.

Esse Programa inspira projetos já existentes no CETV, assim como  novos que venham a surgir, e estudantes, educadores, funcionários, e comunidade a construírem uma educação sustentável e pacífica para a cidade, a partir daquela unidade escolar.

Foi um ano de muitas conquistas e integração dos envolvidos. O Semeando tem como Visão, Missão e Valores:

MISSÃO

Contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel como agentes de transformação, conservação e promoção da  cultura de paz no meio em que vivem, partindo do cuidado consigo mesmo, com o outro e com o planeta.

VISÃO 

Na nossa Escola e comunidade, seremos unidos com o objetivo de atuar na consolidação de um ambiente sustentável e pacífico, que beneficie todos os seres e o Planeta. Serão estabelecidas, assim, redes cooperativas compostas de alunos, pais, professores, funcionários, direção, comunidade e representações comunitárias, visando ser referência na sociedade para o cultivo e disseminação da sustentabilidade e cultura de paz.

VALORES

  1. Solidariedade;
  2. Educação;
  3. Respeito;
  4. Integração entre pais, escola, comunidade;
  5. Igualdade;
  6. Cultura, revitalização da identidade;
  7. Ecologia;
  8. Amor, amizade, e fé;
  9. Comprometimento;
  10. Responsabilidade Social, Econômica e Ambiental.

Os Projetos do CETV vêm incorporando esses princípios. Todo o Programa foi construído de forma participativa, envolvendo estudantes, professores, funcionários e famílias.

E para o 2º. Ano, o Programa lançou o Projeto ESCOLA DA VIDA, que vai tratar de temas para os estudantes, professores, funcionários, família e comunidade.

A ESCOLA DA VIDA deu início às suas atividades, no dia 20, com um painel formado por uma professora, um estudante, uma mãe e um representante do Ecobairro, sobre: COMO CONSTRUIR A CULTURA DE PAZ EM NOSSAS FAMÍLIAS? Em seguida, tivemos uma palestra com o tema COMO PREVENIR AS DROGAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. Na sequência, as famílias presentes puderam participar de oficinas e palestras: “Como proteger as nossas vidas”?, “Linguagens da Cultura de Paz”, “Interação família-escola”, “A arte promovendo a Cultura de Paz”, “Construindo uma escola pacífica e sustentável”, “Alimentação Saudável” e “Bullying- o que é e como se proteger desse mal”.

 

Esses temas são o esteio da ESCOLA DA VIDA, que fará atividades regulares para estimular iniciativas que possam consolidar uma educação sustentável e pacífica.

O CETV é o Colégio pioneiro a implantar esse Programa em parceria com o ECOBAIRRO, para uma Educação Sustentável e Pacífica em Feira de Santana. Parabéns CETV pela ousadia e sucesso para o 2º. Ano.

 

diadapaz1

diadapaz2