As Olimpíadas começam no Brasil com um espetáculo de Beleza, conduzindo-nos ao segredo silencioso das SEMENTES DAS FLORESTAS, num momento em que nosso país passa por uma grande crise ética nas dimensões social, ambiental e econômica. Uma crise que em certos momentos ameaça a ESPERANÇA. Mas o mundo inteiro com diversas delegações chega em nosso país para buscar a medalha de ouro, mas por um ato de falha se ganha a prata ou o bronze. Recordes são revelados, mostrando a superação e a engenhosidade de cada um na busca de auto aprimoramento, mostrando que pudemos superar a atual crise.

De onde surge essa força motivadora, transformadora, de auto superação, mostrando certas vezes que não há limite no mundo material? No FOGO DO ESPÍRITO, que na olimpíada é sustentado por uma pira, para que jamais se esqueçam que o FOGO é esta força motriz capaz de mover montanhas através de nossa fé e transformar tudo.

Já começou a olimpíada para o mundo inteiro, não só para o Brasil, afinal de contas somos apenas anfitriões, mas a PIRA ESTÁ ACESA NO BRASIL, cujo nome, por sinal, vem de uma árvore que marca nosso verde e na etimologia da palavra tem o vocábulo brasa, não é genial? Portanto, o Brasil tem uma relação profunda com o FOGO. Esse FOGO é a base da transformação e da purificação de nosso ser, é uma oportunidade única para o Brasil e para o planeta derrubar as fronteiras de nossos corações para um novo mundo, um mundo que é preconizado por todas as escrituras sagradas e que foi ratificado pela humanidade em setembro de 2015 com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Um mundo de paz, próspero e que preserve a vida em suas diversas formas, alimentando o ecossistema da esperança pela ética, uma Ética Viva.

Acontece também no Brasil, na mesma época das Olimpíadas, a partir do dia 11 de agosto, na cidade de São Salvador, no estado Mãe do Brasil – a Bahia, o V Seminário Internacional de Ética Viva, em português, em sânscrito Agni Yoga, veja no link http://roerich.org.br/site/seminario-internacional-de-agni-yoga/v-seminario-internacional-de-agni-yoga/ Uma convergência para acender o fogo olímpico do espírito, e o Ecobairro estará lá apresentando suas ações, porque o ECOBAIRRO é alimentado pelo FOGO DO AMOR À NATUREZA.

Para fortalecer o FOGO OLÍMPICO DA ÉTICA VIVA, transcrevemos aqui o parágrafo 440 do Livro Mundo Ardente 1933, da série Ética Viva:
“O trazer do FOGO é o antigo símbolo da purificação do espírito. A própria semente do espírito não pode ficar suja, porém o navio pode se cobrir com mariscos que impeçam a sua marcha. A Mãe Ardente compreende quando se aproxima a necessidade de limpar a semente. O novo semear só pode ser efetuado com sementes puras. Deve-se ajudar quando chegar a hora do Semeador sair para o campo.”

Portanto, o FOGO ESTÁ ACESO NO BRASIL, tanto nas OLIMPÍADAS DO CORPO como nas OLIMPÍADAS DO ESPÍRITO. Que o Rio de Janeiro cumpra seu papel com os atletas do corpo, e Salvador, com os atletas do espirito, e unidos transformem o Brasil com a PIRA DO AMOR E DA PAZ para um MUNDO SUSTENTÁVEL!

Redação do Viva Sustentável