Em 23 de fevereiro de 2016 foi assinado o contrato entre a Prefeitura de Feira de Santana e a empresa EnvEx Engenharia e Consultoria para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para o município de Feira de Santana. O processo foi através de licitação.

A EnvEx Engenharia e Consultoria é uma empresa especializada no desenvolvimento de estudos avançados de engenharia e em consultoria para a implantação e operação de empreendimentos dos mais diversos segmentos. A empresa conta com uma equipe multidisciplinar que desenvolve trabalhos as seguintes áreas: Engenharia Ambiental, Monitoramento Ambiental; Modelagem Matemática Ambiental, Engenharia de Infraestrutura e Planejamento e Geoprocessamento.

O PMGIRS tem como objetivo a proposições de ações de melhoria dos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana da cidade, de métodos de disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e na elaboração da minuta de Projeto de Lei específica para a gestão de resíduos sólidos, estabelecendo a Política Municipal de Resíduos Sólidos.

O Plano de Trabalho já foi apresentado e aprovado pela agência reguladora. Atualmente está ocorrendo a elaboração do Diagnóstico e Prognóstico dos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana. Nesta fase, estão sendo coletados todos os dados sobre resíduos sólidos através de conversas e levantamento de dados junto às secretarias municipais, estaduais, CIFS, CDL, Associações, Cooperativas, ONGs, empresas privadas e a população em geral. O Programa Permanente ECOBAIRRO que tem apoio institucional das Nações Unidas também entrou nesta fase e ajudou com as informações solicitadas. Também serão divulgados questionários com o objetivo de melhor coleta de dados, um será voltado para as indústrias de Feira de Santana, com a finalidade de saber a geração e destinação dos resíduos, um segundo para comércio, serviços e instituições visando informações sobre os resíduos gerados e seus destinos. Também haverá um terceiro questionário, a ser distribuído para toda a população Feirense, para colher informações sobre a atual situação da gestão de resíduos e informações sobre coleta seletiva.

Para a apresentação e discussão dos resultados obtidos nessa fase serão realizadas 04 (quatro) oficinas em locais diferentes, a serem agendadas provavelmente na primeira quinzena de maio.

O Plano ainda terá as seguintes fases: Elaboração das proposições para a melhoria dos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana; Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS e da minuta da Política Municipal de Resíduos Sólidos, além de duas audiências públicas, sendo uma para apresentação da versão preliminar e outra da versão final.

Participe agora:
Acesse o link abaixo e contribua com suas sugestões, todas as respostas são anônimas, não sendo preciso identificações, o que queremos são boas ideias para construção conjunta http://goo.gl/forms/sgxkEF0C82

Como acompanhar:
Curta a página no Facebook e você poderá acompanhar o andamento dos trabalhos https://goo.gl/m8Hpel

Com informações da EnvEx Engenharia e Consultoria