A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMMAM – da cidade de Feira de Santana e o Programa Permanente ECOBAIRRO lançam na manhã do Dia Mundial da Água, 22/03/2017, a medição eletrônica da Pegada Ecológica para a cidade de Feira de Santana, tendo o Secretário de Meio Ambiente Sérgio Carneiro o primeiro a responder o questionário. Em seguida, chegaram as crianças.

O evento, organizado pelo Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da SEMMAM, aconteceu no estacionamento da Prefeitura, na Av. Getúlio Vargas, com o tema Pacto pelas Águas. Ato inter-religioso, atividades culturais e stands com boas práticas ambientais com parceiros da SEMMAM tornaram o evento mais do que significativo – um movimento pelo uso consciente da água, esse recurso precioso, e pela necessidade de preservá-la, no sentido amplo da palavra, afinal, sem água não há vida. O evento foi abençoado pela chuva, na abertura do outono. Há meses não chovia na cidade e região, não poderia ser em dia melhor. A natureza respondeu.

Se quisermos cuidar dos recursos renováveis precisamos mudar nossos hábitos de vida. Essa realidade motivou o lançamento da medição eletrônica da Pegada Ecológica, uma ferramenta preciosa de autoeducação, quando um questionário é respondido sobre nosso estilo de viver e sabemos o quanto estamos impactando o meio ambiente. Foi lançado no ônibus digital da Fundação Egberto Costa da Prefeitura de Feira de Santana.

O Ecobairro, à tarde, fez uma vivência com os Agentes Ambientais da Escola João Paulo I, conduzida por Milena Marinho, Nucleadora de Educação e Paullo Santos, Nucleador de Política. As crianças aprenderam o que é a Pegada Ecológica e ficaram de fazer em casa com a família.

Um dia muito especial.  E encerramos cantando com os estudantes a música: Terra – Planeta Água de Guilherme Arantes.

Faça sua Pegada Ecológica no link www.vivasustentavel.eco.br/pegadaecologica e o Planeta Água agradece.

Redação do Viva Sustentável