O Ecobairro Brasil, que tem apoio institucional das Nações Unidas, realizou o Curso Semente Ecobairro em formato de imersão, na Sede do Grupo Sou Ubuntu, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Feira de Santana, com o objetivo de tornar o Feira VI Sustentável e Pacífico.

As atividades realizadas incluíram conhecimentos e vivências para transformações nas escalas do indivíduo,  da casa, do quarteirão e do bairro, na perspectiva da educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, através de oito Núcleos de atuação: Espiritualidade, Cultura, Educação, Saúde, Ecologia, Economia, Comunicação e Política,pode-se consolidar, principalmente, Cidades e Comunidades Sustentáveis – a meta 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 das Nações Unidas.

O Grupo Sou Ubuntu, que está se tornando uma ONG, já aglutina 250 membros, composto de universitários, recém-formados, professores, outros profissionais e moradores. Esse grupo tem trabalhado intensamente na redução de desigualdades, combatendo a fome e a pobreza, e buscando uma educação de qualidade, tendo como uma das suas metas implantar uma escola modelo na cidade, a exemplo do Projeto Âncora, que se inspira na Escola da Ponte, idealizada por uma dos educadores de referência internacional, José Pacheco, o qual foi trazido pelo Ubuntu em 2017, para compartilhar sua experiência no auditório central da UEFS, com  casa cheia. Não se pode deixar de lembrar que o termo Ubuntu é de origem africana, que caracteriza a unidade e consciência grupal, e que um dos seus significados é: Sou quem sou, porque somos todos nós”; a cooperação é a nota chave, o amor em ação.

O Sou Ubuntu deu início à parceria com o Ecobairro, para se tornar uma Unidade Ecobairro no Feira VI, em sua nova sede, que será o palco de mobilização para o primeiro ecobairro da Cidade de Feira de Santana, sendo um projeto piloto para depois se expandir para toda cidade.

Com a participação de Educadores do Ecobairro Brasil – Salvador e Feira de Santana, com momentos de reflexão, autoeducação, e abordando aspectos de uma ecologia integral, permeados pela cultura de paz, o Ecobairro Brasil empoderou o Ubuntu para dar início ao movimento de tornar Feira VI Sustentável. Assim,  o curso culminou com o início do Plano de Bairro.

Não temos como descrever esse momento mágico, pois temos muita afinidade de ideais, mas alguns depoimentos poderão expressar um pouco sobre a beleza dessa parceria que trará benefícios para o Feira VI e para a cidade de Feira de Santana.

“Foi um momento ímpar. Onde pude refletir sobre as minhas atitudes sustentáveis perante o ambiente que me acolhe.” Aline Cerqueira

Mais imagens no link: https://www.facebook.com/pg/vivasustentavel.eco.br/photos/?tab=album&album_id=1585194204920888 

Por: Redação do Viva Sustentável