Redes de Educação de Feira de Santana unem-se para cooperar com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CONSTRUINDO NOSSA FEIRA SUSTENTÁVEL.

A partir das Mudanças Climáticas

Em 03/12 aconteceu o I Encontro de Educação Construindo Nossa Feira Sustentável na Fundação Senhor dos Passos em Feira de Santana, uma iniciativa do Programa Permanente Ecobairro, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais, da Secretaria Municipal da Educação, da Secretaria de Estado da Educação – Núcleo Regional de Feira de Santana e o Sindicato de Professores do Estado da Bahia – Seção Feira de Santana.

O Encontro deu inicio aos seguintes objetivos:

  1. Unir a rede pública e privada para fortalecer a Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis em Feira de Santana em convergência com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU;
  2. Formar um Comitê de Educação Sustentável para alimentar a rede pública e privada para se aprofundar na Educação Sustentável, que inclui o equilíbrio das necessidades sociais, com as ambientais e econômicas, assim como realizar iniciativas que a fortaleçam;
  3. Criar métodos para desenvolver as temáticas em todos os níveis da educação formal e não formal e
  4. Criar uma Rede ativa de cooperação na área de Educação a partir de partilha das experiências para reconhecimento dos esforços.

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CONSTRUINDO NOSSA FEIRA SUSTENTÁVEL1O Evento e sua programação:

Momentos Culturais; Conexão com o Sagrado; Grupos de Trabalho para elaborar propostas de ação nas casas, escolas e bairro em oito eixos: resíduos, ciclos dos alimentos, energia, água, consumo sustentável, biodiversidade, mobilidade urbana e cultura de paz além de palestras sobre Mudanças Climáticas. Dessa forma o evento pode alcançar sua meta inicial de sensibilizar as redes pública e privada através de gestores, coordenadores pedagógicos e professores para unidos levarem às escolas a partir de 2016, o tema principal: COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, através de ações práticas sugeridas pelas oito salas temáticas que são as formas de combater esse grande desafio ambiental que afeta a todos nós, na casa comum: a Terra.

Feira de Santana entra na Rede Global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, aprovados na Conferência da ONU em 25 de  setembro de 2015, convoca os governos e a todos os habitantes da casa comum, Terra, a se unirem para alcançar metas até 2030, para que possamos unidos consolidar as condições necessárias para uma vida sustentável e pacífica, que inclui as futuras gerações. São 17 metas que você poderá melhor conhecer pelo link http://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

As Redes de Educação Pública (Estado e Município) e Privada quando realizam um evento como este, dão inicio a um novo ciclo na cidade, já incluindo as futuras gerações que já estão conosco nas escolas, e com certeza esta geração, devidamente consciente e ativa sobre as metas dos ODS, darão uma bela contribuição e os frutos serão colhidos a partir de 2030, ou até antes, tomara.

Portanto, Feira de Santana é pioneira em reunir toda a Rede de Educação para cooperar com os ODS, parabéns!

De olho nas Mudanças Climáticas a partir de 2016 nas escolas

Entre os ODS, temos uma das metas que são o COMBATE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS um dos maiores desafios ambientais que estamos vivendo no globo terrestre, pois todas as pessoas já sentem seus impactos. O I Encontro trouxe a temática de forma científica com as Professoras Rosângela Leal – da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana e a Professora Roberta Carregosa também da UEFS, quando todos puderam conhecer sobre as Mudanças Climáticas.

Antes disso, 8 grupos temáticos se reuniram para encontrar ações que possam ser realizadas nas casas, escolas e bairro, para dar inicio a partir de 2016, quando serão colocados nas jornadas pedagógicas. Em breve publicaremos os resultados na íntegra.

Tema escolhido para 2017

Esta iniciativa visa realizar grandes encontros anuais e outros menores entre um e outro para fortalecer as ações escolares. O tema escolhido para ser trabalhado nas escolas em 2017 será a meta CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS.

Educação Sustentável: o novo desafio

Quando tratamos de educação sustentável, estamos trabalhando pela harmonia das necessidades sociais com as ambientais e econômicas, com foco na preservação da vida, levando em conta as futuras gerações. A educação formal com a não formal deverá caminhar de forma tão integrada que sua linha divisória seja imperceptível. O que isto significa? Significa que o que aprendermos nas salas de aula deverá trazer mudanças paralelas na vida das pessoas em suas casas, em seu condomínio ou quarteirão e em seu bairro. Teoria e prática deverão transformar o meio em que vivemos, pois não temos mais como adiar, e toda a ação para um mundo sustentável tem seus resultados a médio e longo prazos, por isso temos que fazer já, de forma pensada e planejada. E para isto é necessário que todas as organizações educacionais repensem sua pedagogia e conteúdo para alcançar este mundo sustentável tão sonhado por todos nós. A união, a cooperação, a ética, a solidariedade e o amor são os alicerces para alcançarmos a educação sustentável. Unamo-nos e o resultado será mais rápido do que imaginamos, faça parte!

 

Rede de Educação Sustentável em Feira de Santana

O Programa Permanente Ecobairro está disponibilizando seu veículo de comunicação para você publicar e compartilhar suas experiências da seguinte forma:

Faça parte desta nova fase na Educação, uma Educação Sustentável onde a sala de aula é a cidade.

Redação Viva Sustentável