A Casa das Religiões Unidas é uma organização não-governamental, que nasceu na primeira capital do Brasil, em 10 de outubro de 2010. Ao completar seus 7 anos, realizará o I Encontro O Planeta é Sagrado e quer Paz, com o tema: As Mudanças Climáticas na Perspectiva da Espiritualidade.

As Mudanças Climáticas é o maior desafio ambiental anunciado pelas Nações Unidas, organização esta, que aprovou em sua Assembleia de setembro de 2015, com a participação de 193 países, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – conhecidos como Agenda 2030, quando os países deverão cumprir 17 metas até 2030 para garantir as bases do desenvolvimento sustentável. Esse desenvolvimento procura harmonizar os interesses sociais com os ambientais e econômicos, levando em conta as futuras gerações, e é um apelo urgente e todas organizações e pessoas do mundo inteiro.

O evento tem por objetivo trazer uma visão da espiritualidade sobre esse desafio, assim como criar uma Aliança Global através das Religiões para cooperarem com a Agenda 2030. Será também abordado no encontro como erradicar a violência por motivação religiosa, promovendo uma liberdade de crença e estimular a cooperação entre as crenças através de seus pontos comuns para consolidar um planeta sagrado e em paz, a essência da Casa das Religiões Unidas.

Em parceria:
A Casa das Religiões unidas já conta com o apoio da URI, sigla inglesa que significa Iniciativa das Religiões Unidas, o maior movimento inter-religioso do mundo, que conta com mais de 800 Círculos de Cooperação espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil; inclusive o mais antigo Círculo de Cooperação da URI no Brasil, UNISOES – União de Sociedades Espiritualistas Religiosas Cientificas e Religiosas é a responsável pela organização local. Assim como conta com o Ecobairro Brasil, organização não-governamental que coopera para tornar as cidades sustentáveis e pacíficas. Outras organizações a cada dia vêm aderindo e apoiando a iniciativa, já exercitando a meta 17 dos ODS – Parcerias e Meios de Implementação.

Onde e quando:
O evento ocorrerá entre 26 a 29 de outubro, num local aprazível, onde a natureza convive intensamente com a espiritualidade, no Centro de Treinamento de Líderes em Itapuã, da Arquidiocese da Região Metropolitana da Cidade do Salvador. Os interessados deverão se inscrever pelo site www.casadasreligioesunidas.org.br

Sobre a instituição realizadora: Casa das Religiões Unidas
Nascida fruto da cooperação entre os Círculos de Cooperação da URI– Iniciativa das Religiões Unidas – UNISOES (Bahia) e Fé Menina (São Paulo), a Casa das Religiões Unidas foi fundada em 10/10/10 no Dique do Tororó em Salvador-Bahia, sendo lançada também no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, em 15/11/10 e tem a URI Brasil como sua apoiadora.
A Casa é o Planeta. A Casa das Religiões Unidas foi criada para unir as tradições religiosas, espirituais, indígenas e movimentos de cooperação inter-religiosa para a promoção permanente da Cultura de Paz, da Reconciliação com a Natureza e da Liberdade de Crença. Tendo como mote “O Planeta é Sagrado e quer Paz”, O conceito de “Planeta como Casa” convida todos os movimentos inter-religiosos, todas as tradições religiosas, espirituais e indígenas a se apropriarem do Planeta como nossa Casa Comum e a cultura de paz é um caminho.

Mais informações no site www.casadasreligioesunidas.org.br

Fonte: Casa das Religiões Unidas