Pensamento Semente:  Auxiliamos na restauração do equilíbrio do ser reconectando-o com sua natureza interna e externa. Utilizando, de acordo com a necessidade, diversas ferramentas que contribuem para o reconhecimento de si e da sua atuação no mundo.


O que te nutre?

 

Somos organismos vivos dentro de um organismo vivo maior, a natureza, que faz parte de um organismo vivo ainda maior, o universo.

A saúde engloba  os aspectos físicos, mentais, emocionais, psíquicos e espirituais do ser humano e de seu entorno. Cada um de nós tem aspectos positivos desenvolvidos e outros que precisam ser melhorados e integrados.  A transformação é característica do ser humano, que possui infinitas possibilidades de evolução.

A energia da vida permeia todo o Universo e, em caso de sua escassez, excesso ou bloqueio, certamente haverá desarmonia, doenças e até mesmo desastres. Esta energia está disponível para todos os seres, ela é neutra e a forma com que iremos direcioná-la ou utilizá-la determinará os resultados que iremos obter em nossa vida e na do planeta.

Para termos um bairro sustentável, é fundamental começar por “nossa” primeira casa – o corpo.

Conhecer nosso espaço interno e cuidar dele é essencial. Precisamos olhar para dentro, ficar íntimos com “esta casa”, para que possamos atuar com inteireza, harmonia e equilíbrio. Alguns cuidados são necessários para que nos mantenhamos equilibrados em todos os aspectos.

É fundamental ter consciência de como  nos nutrimos em todas as esferas de nossa vida: alimentação, sabores, cores, emoções, relacionamentos, impressões.  Para nos tornamos agentes transformadores e contribuir para um mundo melhor, esta equação deve ser bem realizada. O que colocamos para dentro de nós?

Aprender a equilibrar a alimentação, preparar-se para um sono reparador, praticar movimentos corporais conscientes e diários, buscar o equilíbrio dinâmico entre o trabalho e o lazer, aprender a educar e reciclar as emoções sem reprimi-las, aprender a escutar-se, aquietar-se e perceber a qualidade de nossos pensamentos e, com o tempo, colocar atenção nos pensamentos construtivos são alguns pontos que fazem com que o bem-estar se estabeleça. Podemos aprender e crescer com os desafios apresentados ao longo da nossa vida, afastando a culpa e a autoagressão e utilizando a criatividade como ferramenta.

É a partir de uma percepção mais aprofundada de nós mesmos que nos damos conta do outro, do entorno, dos grupos aos quais pertencemos, do planeta e do Universo.

 Conhecer um pouco dos hábitos e vontades das crianças e dos adolescentes, perceber seus gostos, suas lembranças ou a maneira que compartilham com a família é fundamental para introduzir e fortalecer as ideias e os conceitos de sustentabilidade.

O que é saúde? Você se considera saudável? Do que você se alimenta? O que para você e sua família é uma alimentação saudável?  Você recicla suas emoções? Como economizamos energia na digestão gerando bem-estar, disposição e criatividade para realizações? Como capacitar as nossas células para os movimentos planetários atuais? Como combinar qualidade e quantidade dos alimentos?

Só podemos ampliar nossa consciência através de perguntas que estimulam a criação de um clima de reflexão e compartilhamento e produz mudanças.

Mais informações acesse o GUIA SEMENTES PARA UM BAIRRO SUSTENTÁVEL E PACÍFICO