Se prefere ouvir este conteúdo, acesse o nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=XWG1evH2NZM

Você pode estar se perguntando, o que Harmonia Inter-Religiosa tem a ver com uma Vida Sustentável? Tem tudo a ver…
Como já dissemos em outros momentos, o Ecobairro atua com oito núcleos de sustentabilidade e um deles é a Espiritualidade. A espiritualidade é o que todo ser humano traz de precioso em si mesmo, o Sagrado que o preenche de vida: amor, paz, justiça, beleza, vontade de evoluir, contribuindo para o bem de todos.

As religiões têm um papel importante no espiritualizar a humanidade, numa escala exponencial. Mas sabemos que elas são conduzidas por seres humanos, e devemos ter discernimento para não perdermos a nossa FÉ, que é o essencial. A imaturidade espiritual de acharmos que nossa religião é mais importante que a de outra pessoa tem gerado separatividade, intolerância e, em alguns casos, violência por motivação religiosa.

A Espiritualidade é uma orquestra sinfônica que procura se apresentar para o Divino e para todos que O amam. Cada prática religiosa é um instrumento musical. Se não afinarmos nosso instrumento e destoarmos dos outros instrumentos, isso afeta o espetáculo, e perde-se a beleza. Deus é o Maestro dessa orquestra divina e cabe a cada instrumento afinar-se e tocar em harmonia com todos, lembrando que cada escritura sagrada é uma partitura da grande orquestra divina.

Muitos movimentos inter-religiosos nasceram desde 1893 no mundo, com o objetivo do dialogo e cooperação inter-religiosa, e aqui destacamos o mais abrangente que é a URI – www.uri.org, sigla inglesa que significa Iniciativa das Religiões Unidas, nascida em São Francisco nos EUA, hoje com mais de 904 círculos de cooperação espalhados pelo mundo.
E no Brasil destacamos o movimento mais antigo, a UNISOES – União de Sociedades Espiritualistas, Religiosas, Científicas e Filosóficas nascida em 1989 em Salvador-Bahia.

Os movimentos inter-religiosos começaram a crescer e cada organização inter-religiosa tem uma área de atuação. O Brasil mais uma vez, de olho na importância da união de todos, criou a Casa das Religiões Unidas, que em outubro de 2017, ao completar 7 anos, realizou o I Encontro Internacional O PLANETA É SAGRADO E QUER PAZ – com o tema As Mudanças Climáticas na Perspectiva da Espiritualidade, o que gerou a CARTA DE PROCLAMAÇÃO “O PLANETA É SAGRADO E QUER PAZ!” – Todos cuidando da casa comum sustentável, conheça no site casadasreligioesunidas.org.br

Desde 2011 as Nações Unidas instituíram a Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa, visando a compreensão mútua e o diálogo inter-religioso, que constituem dimensões importantes de uma cultura de paz. Assim, foi estabelecida a semana de 01 a 07 de fevereiro como a Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa, como forma de promover a harmonia entre todas as pessoas, independentemente da fé. As Nações Unidas encorajam a apoiar durante esta semana a propagação da mensagem de harmonia e boa vontade inter-religiosa nas igrejas, mesquitas, sinagogas, templos e outros locais de culto, de forma voluntária e de acordo com suas próprias tradições ou convicções religiosas.

Inspirados e conectados com a Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa, sugerimos algumas atitudes para este período de 01 a 07 de fevereiro.

Ações em você
• Medite sobre a importância de dialogar e viver em harmonia com outras crenças diferentes da sua;
• Se algo da outra crença lhe incomoda, aprenda a virtude da tolerância e respeite, num clima de paz.

Ações em sua casa
• Promova a importância de a família cultivar a religiosidade, mesmo com caminhos religiosos, ou melhor, crenças diferentes.
• Realizem um encontro em sua família de forma que todos possam expressar sua crença diferente e em harmonia, aprendendo um com o outro, e somando para multiplicar.

Ações em seu quarteirão ou condomínio
• Converse com a vizinhança sobre a importância da Harmonia Inter-Religiosa e a existência de uma semana mundial para esse cultivo que é de 01 a 07 de fevereiro;
• Ore para que seus vizinhos vivam em harmonia inter-religiosa.

Ações em seu bairro
• Divulgue, nos diversos tipos de religiões em seu bairro, a Semana Mundial de Harmonia Inter-Religiosa;
• Sugira que as diferentes religiões do seu bairro realizem encontros que abordem sobre como dialogar e cooperar pela harmonia inter-religiosa.

Conheça mais sobre os movimentos inter-religiosos, acessando o site www.casadasreligioesunidas.org.br
Fiquemos com o mote da Casa das Religiões Unidas: “O Planeta é Sagrado e Quer Paz!”

Por: Redação do Viva Sustentável