O I Encontro de Ecobairros por uma Feira de Santana Sustentável e Pacífica, que aconteceu neste sábado, 28/02/2015, na Faculdade Católica de Feira de Santana, foi um sucesso. Com a presença do Prefeito José Ronaldo e a maioria do seu secretariado, representantes dos Ecobairros do Chile, São Paulo, Salvador e Feira de Santana,  lideranças de organizações públicas e privadas e  membros da comunidade local,  Feira de Santana dá início ao movimento de ser uma Cidade Sustentável e Pacífica.

Uma ação marcante

Na noite anterior, os representantes dos Ecobairros visitaram Dona Vanda, a primeira moradora do Bairro Alto do Papagaio, cuja residência sedia a atual Associação de Moradores do Bairro. A anfitriã recebeu a todos como uma mãe, com muita alegria, num clima de família e aconchego. Foram servidas pizzas para todos. “Aqui é diferente: tudo começa em pizza”, assim comentou um dos organizadores do evento. Depois foi feita uma caminhada noturna no bairro para conhecer seus principais pontos e ao final foi realizada uma roda de orações. Um momento mágico!

2a

O evento

Apresentado pelo Mestre de Cerimônia Carlos Alberto – Professor e Radialista, num clima descontraído, o ambiente se tornou confortável para que todos pudessem participar de forma orgânica.

Com imagens projetadas da Cidade de Feira de Santana e do bairro Papagaio foi cantado o hino a Feira de Santana e Dona Vanda recebeu homenagem como primeira moradora do bairro Alto do Papagaio.

31

Logo após, houve o Momento musical. O cantor e compositor Jhonatas Moreno, ex-aluno do Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV, que ingressou este ano na UEFS no curso de Licenciatura em Música, cantou músicas que tocaram o coração de todos e apresentou ao público a música Feira Sustentável. Conheça a letra:

7Letra da Música Feira Sustentável – Jhonatas Moreno
Eu tenho um convite para te fazer, para uma Feira sustentável se obter
Para uma cidade pacifica vamos lutar, e o meio em que vivemos vamos mudar.

Para começar vou ressaltar a violência, com tantos jovens nas drogas em decadência
O que fazermos para isto mudar, o que fazermos para a violência acabar?

Eu te convido a tomar uma atitude, deixando para trás o ódio, preconceito, com cultura de paz. Fica minha dica a todos aqueles que querem conquistar um país pacífico e melhor para morar.

Agora veja! Acenda o farol!
Regule o seu carro, e ponha etanol, plante uma árvore todo dia, faça uma horta em sua casa, use energia renovável, com compostagem, não custa nada.

Vamos para frente, não terminou não, cuidem da saúde e da educação, cultura, política com cidadania, faça agora uma solidária economia, e no mais, fale com o coração para todos para uma nova comunicação.

                Refrão:                                                                                                                                               

Feira de Santana, a princesa do sertão, a musa do nordeste, de toda região
Feira de Santana, cidade princesa, seja sustentável em sua beleza.

Último assunto que tenho para contar, o nosso bem mais precioso está prestes a acabar
Eu te pergunto, do que estou falando?
Olha São Paulo e veja, água acabando

Economia de água, este é o assunto, a crise está em São Paulo, não espere partir para o mundo, não deixe tornar verdade, aquele provérbio, ditado, brasileiro só fecha a porta depois de ser roubado

Comece em casa, faça a diferença, para que no futuro, a crise de água não seja nossa sentença.

 

    Refrão:                                                                                                                                                             

Feira de Santana, a princesa do sertão, a musa do nordeste, de toda região
Feira de Santana, cidade princesa, seja sustentável em sua beleza.

Um ato inter-religioso para abençoar o Encontro marcou uma nova fase de diálogo entre crenças diferentes, representantes da Igreja Católica, Evangélica, Tradição Africana e Espiritualista trouxeram os quatros elementos que compõem a natureza e o ato foi finalizado com o público expressando o seguinte mote: O PLANETA É SAGRADO E QUER PAZ!!!

8

A palestra motivadora do Encontro: UM APELO GLOBAL PARA AS CIDADES SUSTENTÁVEIS E PACÍFICAS, proferida por Paullo Santos – Nucleador de Política do Ecobairro de Feira de Santana e membro da Coordenação do Ecobairro Brasil, pode mostrar que não temos mais como adiar a construção de ECOBAIRROS POR UMA FEIRA DE SANTANA SUSTENTÁVEL E PACÍCIFA. Temos 100 anos, uma geração, para mudar o atual desenvolvimento em sustentável e pacífico. Portanto, já estamos atrasados.

9

Em seguida foi formada a mesa de abertura inspirada pela palestra motivadora, quando representantes de Feira de Santana dos 8 Núcleos de Sustentabilidade Ecobairro (Espiritualidade, Cultura, Educação, Economia, Saúde, Política, Ecologia e Comunicação), deram seu recado, enfatizando a importância do tema central do evento. O Prefeito José Ronaldo declarou-se amante do tema e enfatizou que fez questão de estar presente por um bom tempo. O Prefeito fez comentários esclarecedores sobre sua gestão e, num gesto nobre, compartilhou o resultado de sua Pegada Ecológica, questionário distribuído no evento para todos.

n

n1

O Ecobairro do Chile – da Vila Santa Elena, o casal Pedro e Carla apresentou sua experiência fundamentada em comunicação como uma grande forma de mobilizar pessoas para formar um Ecobairro e fez um alerta: é importante a construção conjunta; o poder público tem um papel importante, mas a comunidade deve estar ao lado do poder público para construir as mudanças.

n55

Com a palavra o Ecobairro de São Paulo, onde nasceu os Ecobairros do Brasil e depois se expandiu para Salvador, Goiânia/Brasília e agora em Feira de Santana. A Urbanista Lara Freitas, Coordenadora do Ecobairro São Paulo, abordou as origens dos Ecobairros do Brasil, que se inspiraram na Rede Internacional de Ecovilas, locais de assentamentos humanos, em sua maioria na área rural, que fizeram um laboratório de mais de quarenta anos de como viver de forma sustentável e pacífica. Em destaque duas referências internacionais: Findhorn no sul da Escócia e Auroville na Índia. Lara explicou ainda que a Pedagogia da Mãe é o método utilizado em todo o Programa, que é permanente e tem apoio institucional das Nações Unidas – ONU.

n7

Os Ecobairros de Salvador e Feira de Santana não puderam se apresentar por conta do tempo, para priorizar as construções criativas dos grupos de trabalho, mas todos os conteúdos serão disponibilizados em breve junto com a CARTA ABERTA que será publicada em nosso blog com os resultados dos diálogos dos grupos de trabalho.

n8

O evento foi construído de forma que todo ele já refletisse uma experiência educacional:

  1. Distribuição de questionário para medição de Pegada Ecológica dos participantes;
  2. Dicas ecológicas para economia de energia, de água e de resíduos no evento;
  3. Alimentação ecológica feita de forma a reaproveitar todos os alimentos e sem carne;
  4. Plantio de árvore: depois será marcado um dia para plantarmos árvores no entorno da Faculdade Católica em parceria com a Diretoria de Parques e Jardins da Prefeitura de Feira de Santana;
  5. Uso da economia verde, na qual todo o evento se tornou possível através de doações de pequenas empresas, comerciantes do bairro, pessoas e feirantes.

Enfim, o Encontro é um marco histórico para a nossa Cidade, uma Feira Sustentável e Pacífica. Parabéns Princesa do Sertão, por responder ao chamado de se tornar sustentável e pacífica.

nf

Agradecemos a todos que contribuíram direta e indiretamente para plantar esta semente que germinará e trará frutos para a atual e as futuras gerações. Obrigado a DEUS, por fazermos parte dessa obra.

Redação do blog www.correiodapaz.eco.br