Neste mês de outubro celebram-se muitas datas. Citamos algumas:
02 de outubro: Dia Internacional da Não-Violência
04 de outubro: Dia de São Francisco de Assis – o Santo Ecológico, ainda no Dia 04 de outubro: inicio da Semana Mundial do Espaço Sideral
12 de outubro: Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida
16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação,
24 de outubro Dia das Nações Unidas e inicio da Semana do Desarmamento e Semana Mundial da Paz

Entre todas essas datas especiais, destacamos uma: 05 DE OUTUBRO: Dia Mundial dos Professores. Vários países comemoram em datas diferentes, de acordo com fatos históricos de sua nação, mas o dia 05 é mundial, dedicado à escola comum: a Terra. Aqui no Brasil, a data é comemorada hoje, 15 de outubro. As professoras e os professores são profissionais que têm um grande poder de transformar o mundo através da nova geração.

A origem do Dia Mundial do Professor está ligada à divulgação do primeiro grande documento internacional sobre as condições de trabalho, direitos e responsabilidades dos docentes, conhecido como “Recomendações sobre a Condição dos Professores da UNESCO e Organização Mundial do Trabalho”, em 5 de outubro de 1966. A data foi criada pela UNESCO – Agência das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura, em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade.

Dados da UNESCO mostram que é “sem precedentes” a diminuição do número de professores no mundo. E as causas para essa situação já são conhecidas: baixos salários e condições inadequadas de trabalho.
Professor ou docente é alguém que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão são requeridas qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que se consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao estudante.

A docência é uma das profissões mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Platão, na sua obra A República, já alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.
Falar em educação de qualidade significa valorizar os principais profissionais da educação: os professores. Se você quer saber a qualidade da população e de sua cultura, é só observar como os professores são valorizados pelo governo.

O professor brasileiro precisa cumprir uma série de burocracias como: diários, planos de aula, fichas avaliativas, entre outros. Além de levar grande quantidade de trabalho para casa, tais como: plano de aula, elaboração de atividades, provas, trabalhos, correções, testes, projetos. Mas se engana quem pensa que a rotina do professor é apenas essa; na maioria das escolas, os docentes têm ainda que enfrentar o problema da indisciplina escolar, isso, aliado ao baixo salário, na maioria das vezes.

É comum professores entrarem em depressão ou sofrerem de doenças ligadas ao estresse. Em suma, a vulnerabilidade do professor existe, e é necessário que a sociedade e os governos revejam a forma de valorizar esses profissionais.

Se queremos uma vida sustentável e pacífica, valorizemos os professores, para termos uma educação de qualidade. Que os gestores das instituições, organizações governamentais e não-governamentais de ensino repensem como ajudar esse profissional tão importante para toda a sociedade, sem demora. Sejamos criativos e solidários, para que um dia possamos dizer, nosso país tem educação de qualidade e ajuda a construir um mundo sustentável e pacífico.

Inspirados no Dia Mundial dos Professores sugerimos algumas atitudes:
Em você
• Valorize e respeite os professores, se você já faz isso, ajude aos que não fazem
• Todos nós temos um pouco de professor, até diríamos a seguinte frase: de médico e de professor todos nós temos um pouco
• Se você é um professor, reflita: eu me valorizo como professor? E o que falta para me valorizarem? E encontre caminhos de como gerar uma educação que valorize o professor.

Em sua casa
• Reúna sua família e verifique como estão sendo valorizados os professores e o que pode ser feito de forma criativa para valorizarem
• Se há um professor ou mais dentro de sua família, organize um momento de homenageá-los e de fortalecê-los. Lembre-se: se os professores não são valorizados dentro de sua casa como podem valorizados fora dela?

Em seu quarteirão ou condomínio

• Converse com seus vizinhos sobre a importância de valorizar os professores, identifique os professores de sua vizinhança e homenageie-os

Em seu bairro
• Organize um evento com as principais escolas com o objetivo de encontrar soluções para valorização dos professores para uma educação sustentável
• Identifique se as escolas de seu bairro estão valorizando os professores e ajudando para uma educação de qualidade e sustentável.
• Bairro sustentável valoriza os professores para uma educação de qualidade.

Redação do Viva Sustentável