Num mundo em estado de constantes mudanças, é essencial a fundamentação em uma ética planetária, e um dos documentos essenciais na condução desse processo é A CARTA DA TERRA. A Carta deve ler lida por todos e seus princípios precisam ser vividos, para que a harmonia da vida na Terra seja cultivada. Hoje trataremos sobre INTEGRIDADE ECOLÓGICA e abordaremos o quinto postulado da Carta da Terra que diz:
- Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.
- Adotar planos e regulamentações de desenvolvimento sustentável em todos os níveis que façam com que a conservação ambiental e a reabilitação sejam parte integral de todas as iniciativas de desenvolvimento.
- Estabelecer e proteger as reservas com uma natureza viável e da biosfera, incluindo terras selvagens e áreas marinhas, para proteger os sistemas de sustento à vida da Terra, manter a biodiversidade e preservar nossa herança natural.
- Promover a recuperação de espécies e ecossistemas ameaçadas.
- Controlar e erradicar organismos não-nativos ou modificados geneticamente que causem dano às espécies nativas, ao meio ambiente, e prevenir a introdução desses organismos daninhos.
- Manejar o uso de recursos renováveis como água, solo, produtos florestais e vida marinha de forma que não excedam as taxas de regeneração e que protejam a sanidade dos ecossistemas.
- Manejar a extração e o uso de recursos não-renováveis, como minerais e combustíveis fósseis de forma que diminuam a exaustão e não causem dano ambiental grave.
E agora, inspirados no quinto postulado da Carta da Terra, sugerimos algumas atitudes:
Ações em você
- Reflita como você pode se tornar uma porta voz e guardião da natureza, diante da necessidade de equilibrar suas necessidades sociais e econômicas.
- Comece a observar a natureza, seja na área rural e urbana, e desenvolva amor por ela e observe o que ela tem a lhe dizer para sua vida.
Ações em sua casa
- Reúna sua família e reflitam como vocês podem restaurar a natureza em sua casa e criar um ambiente de convivência harmoniosa com ela para que seu lar seja uma casa viva.
Ações em seu quarteirão ou condomínio
- Converse com a vizinhança sobre a elaboração de um plano de restauração da natureza local, levando em conta o bioma da região, e como proteger as espécies existentes ainda no entorno.
Ações em seu bairro
- Reúna as lideranças de seu bairro e organizem um evento de desenvolvimento sustentável com ênfase na preservação da natureza e uso equilibrado dos recursos renováveis.
- Bairro sustentável protege a natureza existente e resgata seu ecossistema.
E você? Que ações você sugere? Compartilhe conosco ações inspiradas nos princípios da Carta da Terra e sua divulgação.
Redação do Viva Sustentável