Na Escola Estadual Carneiro Ribeiro, em Mar Grande, no município de Vera Cruz, os alunos e professores estão desenvolvendo ações de conscientização ambiental com a comunidade e turistas frequentadores das praias da região. Por meio do projeto multidisciplinar ‘Convidas’, que propõe uma relação de sustentabilidade com os ecossistemas, eles fizeram a limpeza da Praia do Duro e Praia Jaburu, distribuíram panfletos informativos e alertaram a população sobre a conservação das praias.

A ação está inserida nas atividades da gincana estudantil da unidade escolar, que acontece até sexta-feira (13). De acordo com a diretora Biana Dantas, a iniciativa tem a finalidade de promover o exercício da cidadania, integrando escola e comunidade. “A ideia é tornar a escola mais participativa para que se possa mudar o ambiente em que se vive e o seu entorno, por meio de atividades de consciência cidadã”.

A estudante Hagnis Ariel, 13 anos, do 8° ano, acha muito importante esse tipo intervenção na comunidade. “Fizemos a limpeza das praias para dar exemplo e mostrar que cada um pode fazer a sua parte para tornar os ambientes mais limpos e saudáveis”. Ela também disse que os conteúdos, trabalhados nas aulas de Ciências e Língua Portuguesa, foram colocados em prática via confecção de panfletos e cartazes para chamar a atenção das pessoas.

Alan Primo de Carvalho, 14, também aluno do 8º ano, ressaltou que “é preciso os moradores locais e turistas adotarem medidas simples como não jogar lixo no mar e na areia da praia. Além de deixar os ambientes feios, o lixo traz doenças e outros riscos para o ser humano e o meio ambiente. Por isso, é importante que todos se conscientizem”.

O professor de Ciências, João Carlos Pharaoh, destacou que as ações servem para desenvolver o senso crítico dos estudantes na medida em que refletem referentes a questões ambientais. Como parte das atividades da gincana, os alunos confeccionam lixeiras e pás de lixo com materiais recicláveis para serem colocadas no colégio e áreas de lazer da cidade. “Com isso, mostramos que é possível reaproveitar materiais para fazer algo útil, valorizando os três ‘R’ do meio ambiente que são reduzir, reciclar e reutilizar”.

Gincana

Fazem parte da programação da gincana provas como a criação de maquete sobre sustentabilidade e de tapete ecológico com matérias biodegradáveis, organização de café da manhã com produtos da terra, como banana, aipim, mandioca e outros, além da confecção de camisas sobre o tema da gincana, ‘Vivendo Valores’.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado