Com o tema Luz: Fonte de Sabedoria e Sustentabilidade, o Colégio Estadual Teotônio Vilela realiza hoje, 02-09, a partir das 13:00, a sua Feira de Ciências, Cultura e Artes. O evento envolve todos os estudantes em pesquisas e experimentos científicos, culturais e artísticos.

Este ano a Feira trouxe a inspiração do Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (2015), proclamado pelas Nações Unidas.

Um grupo de estudantes do 2o. Ano, na Disciplina Língua Portuguesa, produziu textos dissertativos, com o objetivo de divulgar ainda mais esse tema tão significante para a sustentabilidade do planeta:

A Importância da Luz
Tatiele Ramos Pereira

A luz solar é de extrema necessidade para a vida humana. Os seres vivos, como plantas, vegetais, animais e humanos necessitam do Sol para realizar processos importantes para si.

A luz fez parte de estudos que marcaram a física, como a proposta ondulatória da luz de Fresnel, o estudo da luz como fenômeno eletromagnético de Maxwell, e a teoria da relatividade de Albert Einstein.

Alguns vegetais só conseguem realizar a fotossíntese com a presença da luz solar. A falta da produção da clorofila afeta não só os vegetais, mas também os seres humanos que os consomem, pois a clorofila é fundamental para a produção de energia.

A luz do Sol é de extrema importância para o ser humano, pois ativa a vitamina D presente em nosso corpo. Já a luz elétrica ajuda a facilitar o nosso dia a dia, pois a luz elétrica nos dá acessibilidade ao uso de computadores, TV e eletrônicos em geral. Sendo assim a luz é de grande importância para o avanço das tecnologias.

A Luz
Yury Kley Costa Barbosa

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como Ano Internacional da Luz. “Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas”.

A cada dia que passa, percebemos que, aos poucos, vem se confirmando que é impossível viver sem a luz. A luz ilumina e aquece, auxilia na caminhada e provê emergia para o conforto, além de contribuir para a saúde e para as atividades produtivas.

Mas será que a luz só nos traz coisas boas? Bem, a luz também pode nos trazer alguns malefícios devido ao mau uso. Exemplo disso é o Sol, nossa principal fonte de luz, que, em doses excessivas, pode provocar queimaduras, fotossensibilização, aceleração do envelhecimento, entre outros danos.

Por isso, devemos ter um total cuidado. A luz é muito importante para a nossa sobrevivência, mas também muito perigosa em usos excessivos.

Sem Luz, um Vazio Eterno!
Lucas Almeida de Brito

A Luz é extremamente importante para vida humana. Não só humana, mas também para todo ser vivente. As plantas precisam dela para realizar a fotossíntese.

Sem luz não há vida, seria um vazio eterno. Deus sabia que a luz era essencial para que existisse a vida, tanto que foi o primeiro ato da sua criação, e depois de tê-la criado ele viu que era bom. Primeiro ele criou a luz para depois criar os seres viventes, porque ele sabia que necessitaríamos dela.

A lua gera iluminação e a iluminação clareia, e a claridade nos permite enxergar aquilo que está escuro. Se não houvesse luz, não haveria iluminação e nem claridade, não haveria vida, a escuridão iria reinar, seria um vazio eterno.

Em pleno século XXI não viveríamos um dia sem luz, seria um caos, pessoas se matando, seria uma gritaria só, entre muitos fatores que poderia acontecer. Enfim, nós precisamos da luz. Ela é essencial para a existência da vida.

A importância da Luz
Ana Vitória Santos Alves

A luz é um fenômeno de natureza ondulatória que se propaga em quase tudo ao nosso redor. Existe um conjunto de propriedades da luz que permite que possamos usufruir de belíssimas imagens, nas mais variadas situações, como: reflexos e sombras, brilho e cor, arco-iris e etc..

Sendo de extrema importância para a vida, sem luz emitida pelo sol (que é a nossa principal fonte de luz) ou por outro corpo luminoso, os nossos olhos não conseguiriam ver os objetos que não têm luz própria.

A fotossíntese (processo que ocorre nas plantas) precisa de energia para a sua realização, e a luz solar é a sua principal fonte.

O desperdício de energia elétrica vem aumentando cada vez mais. Me pergunto: por quê as pessoas acham que economizar é abrir mão do conforto? Infelizmente a luz elétrica é um recurso finito. Se não pouparmos poderá vir a acabar. Então, economizar é o mínimo que podemos fazer para conservar esse recurso.

A importância da luz na vida do homem
Maiane de Jesus Leite

A luz é de suma importância para o homem. Tanto que em 2013 a Assembleia Geral da Nações Unidas proclamou 2015 como Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz. “É uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz”, diz um site de informações.

Sem dúvidas todos acham a luz de muita utilidade para a sociedade atual, mas há controvérsias. Há pessoas que não acham a luz importante. Pois então imagine quando ocorre uma queda de energia já ficamos preocupados com os eletrodomésticos que podem dar defeitos, ou como encontrar algo que procuramos, etc.. E mais, o Sol também é fonte de Luz. E se o dia fosse escuro como a noite? Difícil, não é?

Então vamos aproveitar o Ano Internacional da Luz para dar mais valor e importância a essa dádiva dada por Deus para que o amanhã seja melhor que hoje.

Por: Redação Viva Sustentável