O Colégio Thaiane Pinheiro reiniciou suas atividades letivas este ano, com uma proposta inovadora de Educação Sustentável. O CTP, ou Thaiane, como carinhosamente é chamado, completa 26 anos com muitas realizações e celebrações, entre elas: o recebimento do Prêmio M de Mulher pela Diretora Thalma Pinheiro Bastos, em reconhecimento como mulher de destaque na sociedade feirense, e a solenidade comemorativa do Selo dos Correios em homenagem aos 25 anos da instituição em 2015.

Essas conquistas reconhecem e refletem a trajetória de 26 anos do CTP, dedicados à educação de qualidade, com uma filosofia de trabalho constantemente atualizada e em sintonia com os desafios do seu tempo. O Thaiane Pinheiro, em 2015, promoveu, em parceria com o Ecobairro, uma Caminhada pelo Clima, em apoio à COP 21, e participou efetivamente e como comissão organizadora do I Encontro de Educação Construindo Nossa Feira Sustentável – um evento organizado pelo Ecobairro juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Estadual de Educação e o Sindicato dos Professores. No evento, o grupo de educadores presente, discutiu temas e sugeriu ações a serem desenvolvidas em projetos e sequências didáticas durante este ano letivo, levando em conta o cuidado consigo mesmo, com o outro, e com os recursos naturais.

O CTP, localizado no Conjunto João Paulo II, conta com três prédios, onde funcionam: a Educação Infantil, incluindo berçário em tempo integral (anexo 1); o Ensino Fundamental I (Sede); e o Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Anexo II). O Colégio visa ser referência educacional, com base na humanização, aprendizagem e cultura, formando cidadãos capazes de intervir na sociedade de forma responsável. Nesse sentido, o Thaiane inova no compromisso de educar, desenvolvendo trabalhos em parceira com a Escola da Inteligência do Dr. Augusto Cury e a Rede Pitágoras.

Este ano, como legado do I Encontro de Educação Construindo Nossa Feira Sustentável, mais um passo significativo está sendo dado no trabalho para uma educação de qualidade, quando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS são estudados e agregados ao currículo com temas e projetos inter e transdisciplinares, priorizando os estudantes como protagonistas de um conhecimento crítico e transformador.

Os ODS são uma oportunidade sem precedentes para as escolas pensarem e incluírem em seus currículos a perspectiva de trabalhar temas de fundamental importância para a construção de sociedades sustentáveis. O ODS de número 4 se refere à Educação de Qualidade – assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Esta Agenda Global, aprovada por 193 países, entra em vigor este ano, e deve estar presente, cada vez mais, nas escolas e suas comunidades, para que possa cumprir suas 169 metas até 2030, tornando o mundo mais solidário, justo e sustentável.

Pensando nisso, o Colégio Thaiane Pinheiro firmou parceria com o Ecobairro, que tem apoio institucional das Nações Unidas, para o Programa Ambientes Educadores Sustentáveis – PAES, objetivando a construção conjunta de estratégias para uma Educação Sustentável, nas dimensões social, ambiental e econômica, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. O Programa segue o ODS 4, especialmente a meta 4.7: garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
objetivos

Ao ampliar sua visão de mundo através da Educação para a sustentabilidade, que opera no local, pensando no global, o CTP inicia de forma pioneira na rede particular de educação em Feira de Santana, um projeto transformador que envolve toda a comunidade escolar e entorno, atuando na formação de sujeitos capazes de intervir na sociedade, a partir do indivíduo, da casa e escola, da vizinhança e do bairro, com valores pautados numa cultura de paz, para harmonizar as necessidades sociais com as ambientais e econômicas, integrando conhecimentos com resultados práticos. Dessa forma, o Thaine se insere como agente catalisador de inovações, desenvolvendo conhecimentos e habilidades para a construção de ambientes educadores sustentáveis.

Depois de ter alcançado as bodas de prata na educação feirense, o Colégio Thaiane Pinheiro dá início à corrida rumo à medalha de ouro da Educação Sustentável!

Por: Redação Viva Sustentável