Neste dia, 04 de outubro, em que é celebrado o Dia de São Francisco e Santa Clara e quando se encerra o TEMPO DA CRIAÇÃO de 2020, iniciativa que de 01 de setembro a 04 de outubro o Cristianismo e outras religiões oram pela CRIAÇÃO e reevem seus hábitos para preservar a “casa comum”, a Faculdade Católica de Feira de Santana em parceria com o Instituto Ecobairro Brasil lança o documento de adesão COMPROMISSO CANDIDATA(O)S SUTENTÁVEIS 2020! Feira de Santana – Bahia Brasil.

Veja a integra do documento:

Prezada(o)s Candidata(o)s às eleições municipais de Feira de Santana – Bahia Brasil.

O Instituto Ecobairro Brasil em parceria com a Faculdade Católica de Feira de Santana, está realizando o Curso de Extensão da Encíclica da Ecologia Louvado Sejas!, iniciado em 05 de agosto com término previsto em outubro de 2020, Curso esse que propõe uma Ecologia Integral. E durante a formação foi solicitado pelos participantes um compromisso de toda(o)s a(o)s candidata(o)s com políticas públicas sustentáveis, que possam hamonizar os interesses sociais com os ambientais e econômicos, levando em conta as futuras gerações através da cultura de paz, afinal essa necessidade transcende as políticas partidárias.

Por esse motivo estamos criando o COMPROMISSO CANDIDATA(O)S SUSTENTÁVEIS 2020! Que tem por objetivo identificar a(o)s candidata(o)s, seja do poder Legislativo como do poder Executivo, para, ao serem eleitos, trbalharem para a implementação de políticas públicas sustentáveis, que garantam uma Ecologia Integral na cidade de Feira de Santana, e para iniciar sugerimos alguns compromissos urgentes:

1. Nortear as políticas públicas a partir de todos os documentos internacionais para que permitam criar políticas públicas sustentáveis, e aqui destacamos alguns:
a) Carta da Terra
b) Enciclíca da Ecologia Louvado Sejas e
c) Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pelos países membros da Organização das Nações Unidas, que inclui o Brasil.

2. Tornar vivas as Leis municipais que garantam as políticas sustentáveis e aqui destacamos algumas que precisam de sua implementação em caráter de urgência, uma vez que as mesmas estão em consoância com a Agenda 2030:
a) LEI Nº 3537/2015 – Institui a DATA DE 15 DE ABRIL COMO “DIA MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO E PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL” NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS;
b) LEI Nº 3706/2017 – Institui o COMITÊ MUNICIPAL PERMANENTE DE POLÍTICAS SUSTENTÁVEIS – CMPS no âmbito do Município de Feira de Santana, e dá outras providências e a
c) LEI Nº 3884/2018 – que Institui o SETEMBRO COLORIDO DA PAZ no município de Feira de Santana, e dá outras providências.

Portanto, a(o)s que subscrevem eletronicamente esse COMPROMISSO passam a ser CANDIDATA(O)S SUSTENENTÁVEIS DE 2020! que iremos publicizar antes da escolha dos eleitores.

Seu gesto ao aderir esse COMPROMISSO é de cidadania planetária e histórico em nossa cidade, e quem agradece é a “casa comum”, o PLANETA TERRA, que precisa ser sustentável e pacífico.

Feira de Santana, 04 de outubro de 2020 – Dia de São Francisco – Primavera!

Instituto Ecobairro Brasil e Faculdade Católica de Feira de Santana

Com esse conteúdo a(o)s candidata(o)s seja para Prefeita(o) ou Vereador(a) farão adesão ao COMPROMISSO CANDIDATA(O)S SUSTENTÁVEIS 2020!

Por: Redação do Viva Sustentável