Chá Sustentável das 8h reúne moradores com o Ecobairro para tornar o Condomínio + Sustentável e Pacífico
O Ecobairro realizou um Chá Sustentável com moradores para refletir de como tornar o Condomínio Viva + Papagaio Sustentável e Pacífico.
A metodologia aplicada foi de um momento de chá com biscoitinhos e bolo, numa clima confortável de diálogo onde passamos a conhecer melhor nosso vizinho e nos aproximar, totalmente diferente das famosas reuniões de condomínio onde animosidades e desgastes das relações interpessoais são constantes. O Ecobairro apresentou de forma sintética a situação planetária, o qual reverbera no coração de todos: a crise ambiental em que vivemos é resultado dos desajustes sociais e econômicos, portanto precisamos ir na causa: harmonizar os interesses econômicos, com os sociais e ambientais através da cultura de paz. Mas por onde começar? No indivíduo, na casa, no condomínio/quarteirão e no bairro para que tenhamos uma cidade sustentável e pacífica.
Participaram 8 pessoas do encontro – para nós que atuamos na sustentabilidade sabemos que tudo começa com uma semente para no futuro termos uma grande árvore que gera frutos para muitos e oferece sombra e conforto térmico. Sincronicamente foram 8 temas urgentes que precisam ser abordados na perspectiva da Carta Aberta gerada no I Encontro de Ecobairros para uma Feira de Santana Sustentável e Pacífica, realizado no dia 28 de fevereiro de 2015 na Faculdade Católica de Feira de Santana.
Os temas refletidos já geraram propostas de ações concretas, porque o Planeta tem pressa, veja abaixo:
TEMA | PROPOSTA DE AÇÃO |
Mobilidade | Desenvolver uma campanha educativa sobre carona solidária |
Biodiversidade | Fazer orçamentos para o Projeto Paisagístico do Condomínio |
Água | Campanha para reaproveitamento da água das máquinas de lavar roupas |
Resíduos | Coleta de resíduos recicláveis toda terça-feira |
Ciclo dos Alimentos | Organizar uma feira de produtos orgânicos no condomínio |
Cultura de Paz | Desenvolver o OUVIR PARA COMPREENDER no condomínio |
Consumo Consciente | Promover inicialmente uma Feira de Trocas através do Facebook dos moradores |
Energia | Não foi proposto |
Foi dado mais um grande passo rumo ao condomínio se tornar sustentável e pacífico. Leia também o conteúdo refletido nas mesas neste link.
Haverá um ritmo no Chá Sustentável das 8h, será às terças, só que os próximos abordarão um único tema para a comunidade se aprofundar.
Com o compromisso de tornar a Cidade Sustentável, continuamos agindo no indivíduo, na casa, no condomínio/quarteirão e no bairro, faça parte.
Mais informações envie uma mensagem para [email protected]
Redação do Viva Sustentável