Na data de 12 de outubro se comemora o Dia das Crianças, quando muitos presentes são oferecidos aos pequenos; mas, o que podemos presentear de mais valor às nossas crianças, num mundo que clama por uma vida sustentável, é propiciar uma ECOINFÂNCIA.

O Programa Permanente Ecobairro, em sua pedagogia transformadora, trabalha com as diversas faixas-etárias, o que chamamos de CICLO DA VIDA, que são: Ecoinfância, Ecojovem e Ecomaturidade. Para cada faixa-etária dessas é necessária uma comunicação diferenciada, porque as visões de mundo são diferentes.

A Ecoinfância representa as futuras gerações. Da nossa atitude hoje com relação às crianças, depende o futuro comum. O desenvolvimento sustentável convida a harmonizar as necessidades sociais, com as ambientais e econômicas, preservando os recursos renováveis e levando em conta as futuras gerações, e para isto é necessário oferecer às crianças uma infância sustentável e pacífica, uma ECOINFÂNCIA.

Nesta época de reformulação da estrutura familiar, precisamos tomar cuidado redobrado com as nossas crianças, pois elas precisam ser preparadas para colaborarem para um mundo sustentável e pacífico.

Antes disso, consideremos a importância de uma infância de qualidade. Nesse sentido, sugerimos que você conheça o movimento global Aliança pela Infância, que atua também no Brasil, no site: www.aliancapelainfancia.org.br e veja como colaborar.

É importante também conhecer o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e saber um pouco sobre o que o Brasil defende para nossos jovens; sugerimos o site http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf

A Ecoinfância visa trabalhar os princípios de sustentabilidade na infância, com os oito núcleos que compõem o DNA Ecobairro, que são: Cultura, Espiritualidade, Saúde, Educação, Ecologia, Economia, Comunicação e Política. Através das artes e da ludicidade, as crianças poderão, pouco a pouco, prepararem-se para a vida adulta sustentável. Conte conosco caso sua escola ou comunidade queira fazer parte do movimento de Ecoinfância.

Algumas dicas para proporcionar uma Ecoinfância:

Tenha momentos para brincar com o seu filho, valorize as brincadeiras tradicionais que são passadas de geração a geração e lembre-se: brincar é coisa séria;

Valorize a cultura da sua cidade, levando as crianças a museus, teatros e outros espaços culturais;

Ensine as crianças o amor e o cuidado com todos os seres da natureza e leve-as aos parques e locais de natureza exuberante;

Prefira alimentos mais naturais, dando o exemplo da alimentação saudável para suas crianças; reflita: o que você alimenta quando alimenta?;

A espiritualidade é um aspecto fundamental a ser desenvolvido no seu lar; as crianças terão uma base segura para a expressar sua crença no futuro; observe como a criança é mais conectada com o sagrado e alimente esta atitude ao longo da vida – afinal, “O Planeta é Sagrado e quer Paz!”;

Você tem mais dicas para proporcionar uma Ecoinfância? Compartilhe conosco através da nossa página no Facebook: vivasustentavel.eco.br.

Desejamos que a partir desta data tão importante, possamos dar uma atenção continuada para que as crianças vivam de forma sustentável e pacífica e jamais tiremos de dentro de nós a criança interior, uma verdadeira ECOINFÂNCIA! Feliz ECOINFÂNCIA!!!

Redação do Viva Sustentável