[shareaholic app=”share_buttons” id=”17699435″]


Dia S - Curvas

Porque

Na realização do I Encontro de Educação Construindo Nossa Feira Sustentável em 03/12/15, o Comitê Organizador, composto por representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia – NRE19, o SINPRO – Sindicato dos Professores e o ECOBAIRRO, refletiu sobre a importância de termos dias que mobilizem toda rede e a população para tratar dos oito temas que alicerçam as ações ambientais que ajudarão no Combate às Mudanças Climáticas, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Em vez do Dia D – que nasceu da cultura da violência na primeira guerra mundial, estamos criando o Dia S, um DIA SUSTENTÁVEL, até porque, realizamos as transformações pela cultura de paz.

Daremos inicio ao Dia S, tratando sobre um dos recursos naturais mais preciosos da vida, a ÁGUA, e em breve apresentaremos o calendário dos próximos Dias S.

Sugestões de ações nas escolas

  1. DIVULGAR PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR O DIA S COM SUAS AÇÕES – TEMA: TODOS PELA ÁGUA
  2. AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO ABORDARIAM SOBRE A ÁGUA EM SUA PERSPECTIVA
  3. OS ESTUDANTES LEVARIAM PARA A ESCOLA A ÚLTIMA CONTA PAGA DE ÁGUA PARA APRENDER A OBSERVAR O CONSUMO MÉDIO E A DIFERENÇA ENTRE O VOLUME E O VALOR, ASSIM COMO LEVANTARÍAMOS O CONSUMO TOTAL DE ÁGUA DA COMUNIDADE ESCOLAR E TAMBÉM O CONSUMO DA ESCOLA, PARA MEDIRMOS O E VERMOS NO PRÓXIMO DIA S SE REDUZIMOS O CONSUMO.
  4. IDENTIFICAR NAS PROXIMIDADES SE HÁ LAGOA OU CÓRREGO E SE ESTÃO SENDO PRESERVADOS
  5. FAZER UMA REVISÃO GERAL PARA IDENTIFICAR SE HÁ VAZAMENTO DA ESCOLA E CORRIGIR
  6. OS ESTUDANTES DOS ÚLTIMOS ANOS REALIZAR UM PEQUENO SEMINÁRIO SOBRE QUAL A RELAÇÃO DA ÁGUA COM AS QUESTÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS E COMO HARMONIZAR COM A CULTURA DE PAZ?
  7. DESENVOLVER UM PROJETO PARA REUSO DE ÁGUA E DICAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO EM SUA CASA E NA ESCOLA E DIVULGAR EM TODA COMUNIDADE ESCOLAR
  8. PUBLICAR O RESULTADO DO DIA S EM SUAS REDES SOCIAIS E NO FACEBOOK VIVASUSTENTAVEL.ECO.BR

Sugestões de ações em…

VOCÊ

Beba pelo menos 8 copos com água por dia Reutilize a água de seu banho no vaso sanitário

SUA CASA

Reaproveite a água de sua máquina de lavar para lavar o chão assim como a água da chuva em reservatório apropriado para o jardim Corrija os vazamentos de água, desde torneiras, chuveiros e canos Remova as águas paradas que geram a proliferação do mosquito Aedes aegypt Verifique o consumo médio de água em sua conta, faça um plano de redução de consumo e acompanhe mensalmente os resultados Ponha uma garrafa pet com um litro de água dentro da caixa da descarga e economize um litro de água toda vez que for dar descarga Não derrame óleo de cozinha em seu esgoto, ele contamina a água, entregue num ponto de coleta de óleo mais próximo de sua casa

SUA VIZINHANÇA

Divulgue com os vizinhos as ações do Dia S

SEU BAIRRO

Verifique em seu bairro se há lagoa ou córrego poluídos e articule ações com o poder público para recuperação Verifique se há vazamento de água em alguma rua e comunique o vazamento à Embasa pelo telefone 0800 0555 195 e acompanhe o assunto até resolver

Conheça as dicas da Embasa para melhor uso água no link http://www.embasa.ba.gov.br/centralservicos/index.php/dicas

apoio-dia-s


[shareaholic app=”share_buttons” id=”17699435″]

1 Step 1
Faça sua adesão e acesse o download para fazer uso da apresentação e cartaz de divulgação para impressão!
Nome da Escola
Endereço completo com CEP
A escola é...
Número de estudantes
Telefone
Pessoa responsável
Previous
Next

[shareaholic app=”share_buttons” id=”17699435″]