Numa data muito especial, dia 08/08 – num sábado à tarde, um pequeno grupo de jovens e o  Ecobairro dão início à reflexão de como os Ecojovens do CETV irão atuar para fortalecimento nas ações de sustentabilidade e cultura de paz da Escola.

Reflexão: OS QUATROS ELEMENTOS E OS OITO DESAFIOS

Nessa primeira reunião foi abordado o tema  da conscientização dos quatros elementos que compõem a natureza: água, terra, ar e fogo, e como esses elementos já são geradores de energias renováveis para a humanidade: hidrelétrica, compostagem, eólica e solar, respectivamente. Isso serviu para ilustrar que também temos esses elementos em nosso corpo e devemos ativá-los para sermos Ecojovens. Foi apresentada a foto áerea do CETV e sua vizinhança, mostrando a importância dessa escola no bairro e como ela ainda é um pequeno pulmão para o entorno com suas árvores. Esses quatro elementos também formarão os grupos de trabalho para estudo e ação, a saber:

  1. Água: Água e Cultura de Paz
  2. Fogo: Energia e Mobilidade
  3. Terra: Resíduos e Consumo Consciente
  4. Ar: Biodiversidade e Ciclo dos Alimentos.

Os participantes puderam perceber como as questões da vida estão interligadas. A questão ambiental vive dos resultados do que acontece nas áreas social e econômica. Cuidar do meio ambiente sem ir na causa das questões é remediar e não curar.

Vejam o conteúdo refletido em anexo.

Ação inicial: BIODIVERSIDADE

Por conta do movimento dos Ecojovens recebemos a visita dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, na qual foi identificada a necessidade de remoção e compensação de árvores. Mas o CETV foi mais longe, vai plantar muito mais árvores do que a lei solicita para a compensação e formar um cinturão verde no Colégio. Para começar, na primeira reunião o Nucleador de Saúde do Ecobairro, Nerivan, ex-aluno do CETV e paisagista, fará o Projeto de Paisagismo da Escola para aprovação de todos.

A ideia inicial dos Ecojovens é começarmos pelo fortalecimento da Biodiversidade do CETV, para com isso aproximarmos as pessoas ainda mais da natureza, melhorarmos o clima para o CETV e para o bairro. Essa é uma ação que tem que ser feita a curto prazo, porque seus resultados são de médios e longos prazos.

Os Ecojovens estão se mobilizando e identificando quais jovens serão esses ativistas que, amantes da causa da sustentabilidade superarão os limites impostos pelo modelo insustentável para uma vida sustentável e pacífica. Parabéns Ecojovens!!!

 

 

Clique aqui para baixar a apresentação