O Ecojovens traz um novo estilo de juventude sustentável. Os jovens sempre tiveram papel importante nas mudanças sociais, e agora, com o desafio da crise ambiental, eles estão sendo convidados a serem protagonistas de um mundo sustentável.

Esse novo mundo pede o equilíbrio das necessidades ambientais com as sociais e econômicas, através de uma cultura de paz. Ser ecojovem é trazer dentro de si uma força interior e alegria para encantar a todos nessa causa.

O Ecojovens é mais uma iniciativa do Programa Permanente Ecobairro, visando formar jovens protagonistas de uma cidade sustentável e pacífica.

eco2

eco1

O Ecojovens no CETV foi lançado durante o Festival Cultural CETV 2015, na última sexta-feira, no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, quando alegria, emoção, carisma, e muito talento, foram vistos na terceira edição do Festival Cultural do Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV, com o tema Lendo e Escrevendo um Mundo Sustentável.

No Festival foram apresentadas ao público as composições finalistas nas modalidades Artes Visuais (AVE), TAL (Tempos de Arte Literária) e FACE (Festival Anual da Canção Estudantil): no total 11 poemas, 7 desenhos e 15 canções, desenvolvidos durante as aulas e oficinas dos professores da área de linguagens e PIBID – UEFS, no Projeto Lendo e Escrevendo um Mundo Sustentável.

Destaques para Warllen Lima, artista que, voluntariamente, ministrou oficina de desenho aos estudantes do CETV, com muita dedicação e empenho; estudantes que brilharam com composições inéditas; corpo de jurados qualificado com artistas locais e profissionais da literatura, da música e das artes visuais.

juri

Esteve presente também o Secretário do Meio Ambiente Roberto Tourinho, que cumprimentou o público destacando a importância da arte para o jovem e o relevante papel que o CETV vem desempenhando na construção de uma educação sustentável para a cidade de Feira de Santana.

Conversamos com Jhefferson Santana, estudante do 2º. Ano do Ensino Médio, que participou do Festival e também é um dos ativistas ecojovens na Escola:

VS: Como você vê essa iniciativa do Festival Cultural CETV 2015, com o Tema Lendo e Escrevendo um Mundo Sustentável?

Jhefferson: Acredito que é por meio da cultura e educação que podemos mudar o ambiente escolar e o mundo. O CETV está de parabéns abrindo este projeto. É uma maneira das pessoas expandirem os talentos que possuem, que muitas vezes está escondido e elas próprias não percebem.
E o mais interessante é que o projeto quer, principalmente, além das poesias e músicas, buscar o lado sustentável de cada um. Como costumo dizer, este projeto é sensacional, pois ele vem para alertar as pessoas de suas obrigações, tanto em relação à economia, quanto à sociedade.
Fico muito feliz em estar em um colégio que aborda esses interesses para toda sociedade. E com todo este processo do Colégio, pode ter certeza que vai ficar algo inexorável nas pessoas. E agora tenho a certeza do amor imensurável pelo CETV.

VS: E com relação ao início do Movimento Ecojovens no Cetv, qual a sua expectativa?

Jhefferson: Mark Twain disse mais ou menos assim, “Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas correntes. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra” O Ecojovens nos dá mais uma oportunidade de mudar o nosso ambiente, de crescermos, de sonharmos, de explorá-lo. E é como eu sempre digo: seu passado não pode ser mudado, mas você pode mudar o amanhã com seus atos de hoje. E é isso! Nós começaremos a mudar nós mesmo, depois o colega, depois a sala, o colégio, a rua, o bairro, o estado, o país, o continente, e enfim o mundo.

O Ecojovens vai nos dar a oportunidade de utilizar os quatro “Rs” (Repensar, Reduzir, Reciclar, Reutilizar.) Será uma experiência fantástica nos aprofundar no assunto sustentabilidade! E tenho certeza de que faremos o possível para criar um grupo grande de pessoas hiper mega sensacionais para ajudar o projeto a virar uma realidade.

Por Redação do Viva Sustentável