A Feira de Ciências do Colégio Estadual Teotônio Vilela – CETV, realizada no dia 02-09-15, movimentou a comunidade escolar em torno do tema Luz: Fonte de Sabedoria e Sustentabilidade. Foram apresentados importantes trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, sob a orientação do corpo docente. Leia abaixo relatos de estudantes que participaram dessa experiência:

“A Feira de Ciências no Colégio Estadual Teotônio Vilela teve o objetivo de mostrar para as pessoas em geral a importância de estudar determinado assunto, como astronomia, física, cidadania e ecologia. Acredito que a Feira mostrou como viver melhor, consumindo menos sem afetar o planeta e como compreender a história do universo.

A Feira mostrou através de experimentos como é uma nebulosa; como o ferro é saudável; como preservar o meio ambiente; como combater a dengue; e a utilizar a energia solar, que é obtida através de raios solares, é barata e pura, e é a melhor forma de se obter energia sem prejudicar o nosso mundo.

Com isso, conclui que a Feira de Ciências não é uma simples competição escolar, e sim, uma forma de buscar a melhor qualidade de vida no mundo sustentável, podendo também ajudar a compreender a origem das estrelas, dos planetas e sistemas planetários, através de estudos realizados na sala de aula, em laboratório ou em qualquer outro lugar. Projetos como este podem ser uma solução para os problemas que o mundo vem enfrentando atualmente.”
Roberval Araújo Rosário
Estudante do 2º. Ano do Ensino Médio do CETV

“A Feira de Ciências que ocorreu no CETV, no dia 02/09/2015, foi para mim uma experiência nova, pois nunca tinha participado de algo do tipo antes e gostei muito do que vi e fiz. A princípio eu não me interessei muito, não estava muito aí para o projeto, mas quando o professor e os colegas que estavam liderando o projeto apesentaram a proposta, eu fiquei fascinado e resolvi participar.

No dia da Feira, logo que cheguei no Colégio e vi todas aquelas pessoas ali para verem meu trabalho, não vou mentir: eu “tremi na base”, e o que me tranquilizou foi ver que eu tinha colegas me sustentando.

Tudo ia bem nas apresentações, mas lá vimos os quatro jurados, o nervosismo aumentou, a voz parou de sair e foi isso aí. Gaguejei um pouco, mas consegui apresentar o que foi estudado.
…Eu também gostaria eu a Feira fosse aberta para a comunidade…”
Ramon Araújo
Estudante do 2º. Ano do Ensino Médio do CETV

“…Um ponto observado por mim foi a questão da criatividade dos alunos, pois o intuito da Feira é também aguçar a criatividade dos mesmos. Isto é, usar a criatividade para inventar soluções para os problemas da escola, e não usar ideias existentes.

Por outro lado, o que me chamou a atenção foi a interatividade dos grupos envolvidos na Feira; no meu caso passei a ter contato com pessoas com as quais não tinha nenhuma intimidade em sala de aula. Esse clima amistoso é de grande importância para a harmonia na sala de aula.

Outro importante aspecto é o que aprendi em cada stand visitado, um exemplo disso é a captação de energia através da água fria e quente, e fios interligados um ao outro fazem com que uma miniatura de ventilador comece a funcionar.”
Juliana Gonçalves
Estudante o 2º. Ano do Ensino Médio do CETV

Veja as imagens do evento em : https://www.facebook.com/media/set/?set=a.841149905991992.1073741836.675328809240770&type=3

Redação Viva Sustentável